Ciência ao Café com Ricardo Mexia

Faculdade   18 de maio de 2020

Ricardo Mexia – Médico de Saúde Pública e Epidemiologista é o próximo convidado do Ciência ao Café.

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS142

Ricardo Mexia é médico de Saúde Pública e Epidemiologista e integra atualmente o Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, e é a convidada da iniciativa “Ciência ao Café”. A tertúlia é dinamizada por Eduardo Cavaco, docente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, e decorre segunda-feira, dia 25 de maio, a partir das 21h00. Devido à situação atual de pandemia da Covid-19, o evento é online. A participação para assistir é livre, com o número máximo de participantes de 250 e a duração de 45 minutos, sendo aberto a toda a comunidade, mediante inscrição enviando e-mail para jcavaco@fcsaude.ubi.pt

Assume um formato de tertúlia científica, tendo como convidado o médico Ricardo Mexia, uma das vozes que melhor pode esclarecer/informar sobre a situação da pandemia que Portugal vive nestes dias.

O evento que pretende trocar a “ciência por miúdos”, é dinamizada pelo docente Eduardo Cavaco e conta com a participação dos alunos da Start Up Research VII, contando com o apoio da FCS e do CICS-UBI.  O mesmo docente será o moderador da sessão.

[Ver cartaz]

Ricardo Mexia é Médico de Saúde Pública e Epidemiologista. Integra actualmente o Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Trabalha principalmente na área das doenças transmissíveis, tendo estado envolvido na investigação e controlo de diversos surtos (incluindo o surto de sarampo de 2016 e de Doença dos Legionários no HSFX em 2017). Responsável da vigilância epidemiológica de diversos eventos de massas (Festival BOOM, Festival Andanças, Centenário da Peregrinação a Fátima, Eurovision Song Contest, Carnaval de Torres Vedras, entre outros) com o desenvolvimento de diversas soluções tecnológicas. Coordenador da Plataforma de vigilância participativa Gripenet, com contributos para a vigilância da epidemia sazonal de gripe. Colaboração no processo de avaliação do Plano Nacional de Saúde, integrando a equipa do INSA. Mais de 30 trabalhos publicados e apresentados em reuniões científicas nacionais e internacionais, nas áreas de Vigilância Epidemiológica, Emergência em Saúde Pública e Eventos de massas (mass gatherings). Participa regularmente como entrevistado em temas de saúde em diversos órgãos de comunicação (TV, rádio, online, imprensa escrita). É licenciado em Medicina (2002) pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, concluiu o Mestrado em Saúde Pública (2013) e é graduado do EPIET-European Program for Intervention Epidemiology Training do ECDC (2011). É Assistente Convidado no Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (desde 2014) e no Curso de Mestrado Integrado em Medicina e da Licenciatura em Ciências Biomédicas, Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, Universidade do Algarve (desde 2015). É Auditor de Defesa Nacional, tendo frequentado o Curso de Defesa Nacional em 2018/19. É actualmente o Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (desde 2016) e Vice-Presidente da Secção de Controlo de Doença Transmissível da Federação Europeia de Saúde Pública (desde 2019). Pai de 3 rapazes enérgicos, viajante compulsivo e cidadão do mundo.

START UP RESEARCH VII

Start Up Research é uma ideia original de Eduardo cavaco, e consiste num grupo voluntário de alunos da licenciatura em Ciências Biomédicas da Universidade da Beira Interior que, sob a sua coordenação, semanalmente se juntam neste semestre on-line, tendo como objetivos: aprendizagem de técnicas laboratoriais; discussão de temas científicos; realização de mini-projectos científicos, organização de eventos científicos e viagens de estudo a centros de investigação em Portugal e no estrageiro. Este projeto funciona há sete anos letivos, por onde já passaram 100 alunos.