FCS assinala o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos

Geral   19 de maio de 2020
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS148

Hoje é dia internacional dos Ensaios Clínicos, a nossa Faculdade através do Centro de Investigação em Ciências da Saúde CICS tem-se evidenciado no campo da Investigação em Ciência Básica e Translacional e vai continuar a fazê-lo. A investigação Clínica incluindo os ensaios clínicos é uma área em que, temos dado passos, mas que precisamos crescer. Estão em curso dinâmicas nesse sentido envolvendo os parceiros clínicos da Faculdade, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira e o de Tondela Viseu, a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e da Guarda e as Associações de Centros de Saúde de Cova da Beira e de Dão Lafões no âmbito do Centro Académico Clínico das Beiras (CACB) e do Centro de Coordenação da Investigação Clínica das Beiras (C2ICB). Neste contexto, além dum ensaio já iniciado estão em preparação outros. O facto de um dos projetos aprovados pela FCT no âmbito da crise COVID19 ser de âmbito clínico é um bom sinal de reconhecimento do nosso esforço.

Aliás a crise COVID19 veio sublinhar a importância da Investigação Clínica e dos Ensaios Clínicos quer na procura de respostas a novos desafios quer na capacidade de obter informação e de rapidamente a usar para benefício da saúde. No âmbito do CACB estão identificadas as áreas estratégicas de desenvolvimento e de investigação com uma vasta abrangência e anteprojetos em desenvolvimento que precisam de todos nós para passarem a realidade e poderem vir a contribuir para melhor saúde na nossa região e para um contributo a comunidade científica internacional

Miguel Castelo-Branco Sousa

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.