Projeto “CovidSight” vence “ Hackathon Mundo Biomédico

Faculdade   04 de junho de 2020

Concurso organizado pelo UBIMedical e Faculdade de Ciências da Saúde foi dedicado a ideias que contribuam para o combate à COVID-19.

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS128

O projeto “CovidSight” venceu a edição deste ano do “Hackathon Mundo Biomédico”, que este ano tinha o objetivo de alavancar ideias inovadoras e com potencial empreendedor para combate à COVID-19.

O melhor dos seis projetos que estiveram a concurso é uma ferramenta de Inteligência Artificial para o rastreio de possíveis infetados pelo Covid-19, o qual recorre ao controlo da temperatura, uso de Equipamento de Proteção Individual e distanciamento social.

Os promotores da iniciativa vencedora são alunos de mestrado e doutoramento em Engenharia Informática da Universidade da Beira Interior (UBI): Vasco Lopes, Bruno Degardin, Nuno Pereira e João Ramôa.

A terceira edição do Hackathon compreendeu uma sessão de mentoria e uma Pitch Competition, que decorreram online, dadas as condicionantes da COVID-19.

Os membros do júri representaram o UBImedical, Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) e uma startup do setor farmacêutico: Ana Palmeira (LabFit), Manuel Lemos (diretor do UBImedical) e Miguel Castelo-Branco (presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI e diretor de serviço no CHUCB).

A competição esteve aberta a alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos dos cursos: Ciências Biomédicas, Bioengenharia, Biotecnologia, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Optometria e Ciências da Visão, Química Industrial, Química Medicinal e Engenharia Informática.

O Hackathon Mundo Biomédico é uma organização do docente Eduardo Cavaco, enquanto responsável da Unidade Curricular Projeto em Ciências Biomédicas, do Mestrado em Ciências Biomédicas, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), e de Dina Pereira, na qualidade de gestora do UBIMedical.