Futuros médicos da UBI celebram momento de vestir bata branca

Faculdade   15 de outubro de 2020
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS161

A cerimónia da Bata Branca, destinada aos alunos que frequentaram o terceiro ano do mestrado integrado em medicina, no ano letivo 2019/2020, não se realizou devido ao confinamento na altura habitual.

O evento que este ano, excecionalmente, não contou com a presença de familiares e outros convidados, realizou-se dia 9 de outubro, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).

O ato simbólico assinalou a nova etapa da formação dos alunos que ingressaram no terceiro ano do mestrado integrado em Medicina, e que de acordo com o plano de estudos do curso, vão passar a lidar com doentes em ambiente clínico.

A Cerimónia da Bata Branca contou com a atuação da Tuna-Mus e C’a Tuna aos Saltos, e com os discursos da presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina, Beatriz Faneca; a representante de Direitos Humanos e Ética Médica da ANEM, Beatriz Aranha, que se realizou em formato online; o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães e com o discurso do diretor do curso de Medicina, Miguel Castelo Branco.

Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, realça a importância do momento e refere que “é fundamental responder com caraterísticas fundamentais: sentido humanista e solidário, que definem tão bem o que é ser português”.

Os padrinhos da cerimónia, Miguel Castelo Branco e Luiza Granadeiro, mostraram-se emotivos nos discursos pela “escolha dos alunos para apadrinhar o evento”, explica o diretor de curso.

O evento terminou com a o Ato Solene e Compromisso de Honra.

in Fórum Covilhã