UBI nos órgãos da Associação do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas

Ensino Superior   29 de dezembro de 2020
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS168

A Universidade da Beira Interior (UBI) foi uma das instituições envolvida na assinatura da escritura pública para a constituição da Associação do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas. A constituição formal do organismo que reúne as escolas médicas nacionais realizou-se a 28 de dezembro, no mesmo dia em que foram eleitos os seus dirigentes. Miguel Castelo-Branco, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, foi escolhido para vice-presidente.

O Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) surgiu há cerca de 10 anos, com o principal objetivo de harmonizar a atuação das Escolas de Medicina do país em matérias de interesse comum e a promoção de iniciativas de benefício transversal às escolas médicas portuguesas.

De acordo com o comunicado do CEMP, “a constituição desta Associação contribuirá, certamente, para continuar a afirmar o CEMP como uma entidade independente, que assume integralmente a sua responsabilidade e postura cívica, em prol de uma formação médica moderna, nas suas várias vertentes, em que a qualidade e a excelência sejam a garantia duma Educação Médica de base científica, adequada às exigências da sociedade do Século XXI”.

Na assinatura, realizada no Auditório das Sessões Solenes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, esteve presente Miguel Castelo-Branco, em representação do Reitor da UBI, António Fidalgo.

Henrique Cyrne de Carvalho (Universidade do Porto/ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar), foi eleito presidente o CEMP.

in UBInforma

.