Especialistas debatem Psicogerontologia e Geriatria na UBI

UBI   23 de maio de 2021

A Universidade da Beira Interior (UBI) promoveu ao longo de dois dias o I Seminário Internacional de Psicogerontologia e Geriatria - As Novas Pessoas Idosas: Desafios e Oportunidades pós COVID-19.

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS286

O objetivo do evento, realizado a 20 e 21 de maio, foi alertar e reforçar a necessidade de se investir na investigação e em práticas que garantam a dignidade e qualidade com que se envelhece, após um período tão exigente e até mesmo agressivo em relação às pessoas idosas. O Reitor da UBI, António Fidalgo, esteve na cerimónia de abertura.

O Seminário contou com oradores muito importantes na área, como o Professor Gorjão Clara (foi um dos pioneiros da Geriatria Portuguesa), Professor Kalache, (“pai” das cidades amigas do idoso e do envelhecimento ativo, tendo sido diretor do Programa de Longevidade da OMS), e o Professor Paulo Bertolucci (um nome incontornável na investigação em demência a nível mundial.

No último dia, participou a Professora Rocio Ballesteros, que é uma pioneira da investigação do envelhecimento e dos estudos de envelhecimento em Espanha.
A lista de conferencistas terminou com a Professora Constança Paúl, nome sobejamente conhecido em termos de investigação no envelhecimento a partir da Universidade do Porto.
O Seminário teve ainda no programa vários painéis sobre inovação e reinvenção das intervenções clínicas e psicossociais no idoso pós-Covid; e sobre autonomia e dignidade da pessoa idosa na Saúde, serviços de apoio e sociedade com múltiplos oradores que levantaram os problemas que são importantes neste momento.

Organizado pelo Núcleo de Investigação ACT-ING da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI e pelo Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior (UBI)- Faculdades de Ciências Sociais e Humanas, o evento teve a presença de estudantes, investigadores e profissionais das ciências da saúde e sociais com interesse na área do envelhecimento.

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.