15ª Edição Semana do Bebé do CHUCB

Geral   11 de outubro de 2021
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS262

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira promove entre 11 e 16 de outubro 2021, a 15ª Edição da Semana do Bebé do CHUCB, este ano num registo híbrido, com sessões a realizar em regime presencial e outras on-line, em conformidade com o teor e destinatários de cada ação e sempre considerando a evolução pandémica da região, bem como as diretrizes de saúde e segurança da DGS.

“Rede Afetiva: Criança-Família-Comunidade” é a tríade temática que dá mote à edição deste ano, de uma iniciativa, que desde a sua criação tem visado chamar a atenção de toda a comunidade para os baixos índices de natalidade em Portugal, com particular ênfase nas regiões do interior, pretendendo-se também com as várias dinâmicas desenvolvidas, ao longo de cada uma destas semanas, consciencializar pais e cuidadores, para a importância de uma parentalidade afetiva e responsável, essencial à promoção da saúde na primeira infância.

Base da sociedade, a família é o porto seguro e o pilar fundamental do desenvolvimento e formação de crianças e adolescentes, sendo que é no seio da família que cada ser humano assegura as suas necessidades básicas e inicia o seu processo de desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Compete assim à comunidade apoiar famílias e cuidadores neste complexo processo de criação e desenvolvimento, fomentando ambientes seguros, saudáveis e estimulantes para todos, ferramentas essenciais à autonomia, felicidade e sucesso das novas gerações.

Com o objetivo de cimentar esta rede de afetos, fornecendo as ferramentas e respostas adequadas à proteção e empoderamento desta parceria (criança – família – comunidade), a SB 2021 apresenta mais um programa de vulto, no qual se destacam diversos Workshops temáticos, Webinars, um Fórum Comunitário e um Seminário Científico, os quais contarão com a participação de especialistas reconhecidos na área do desenvolvimento infantil. A culminar a semana, a incontornável Cerimónia Religiosa que celebra a vida e presta homenagem a todos os bebés nascidos na maternidade do CHUCB e que, uma vez mais, será transmitida ao vivo, via facebook institucional do CHUCB.

Das inúmeras atividades em destaque ao longo de toda a semana, referenciar:

- 11. outubro 2021 (segunda-feira) | 21h00 – Webinar
Fórum Comunitário: “TODOS SOMOS ESSENCIAIS”
Inscrição prévia obrigatória em: chcbeira.up.events
Destinatários: Comunidade em geral.

- 12. outubro 2021 (terça-feira) | 21h00 – Webinar
“Medos e fobias - dicas práticas de atuação”
Inscrição prévia obrigatória em: chcbeira.up.events
Destinatários: Pais, Educadores, Professores e Cuidadores.

- 13. outubro 2021 (quarta-feira) | 21h00 – Webinar
“Com o mundo às costas - o peso das mochilas”
Inscrição prévia obrigatória em: chcbeira.up.events
Destinatários: Pais, Educadores, Professores e Cuidadores.

- 15. outubro 2021 (sexta-feira) | 14h00 - 19h00 – Webinar
Seminário Científico: "Rede Afetiva – Criança, Família e Comunidade"
Inscrição prévia obrigatória em: chcbeira.up.events
Destinatários: Comunidade em geral.

Estas sessões são de participação gratuita, contudo, tem Inscrição prévia obrigatória, na plataforma que pode aceder aqui 

[Ver folheto]

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.