UBIPHARMA assinala Semana de Prevenção do Cancro

Faculdade   21 de outubro de 2021

O simpósio “Linfomas” que assinalava a Semana de Prevenção do Cancro contou com a presença de Cidália Gonçalves, representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro e de Marta Pereira, Dermatologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que juntas abordaram o tema.

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS045

A sessão realizou-se online no dia 13 de Outubro. Lúcia Carreira, representante do UBIPHARMA, Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da UBI revela que “ao longo de alguns anos temos vindo a desenvolver esta parceria com a Liga Portuguesa contra o cancro.” Um dos resultados é a 4ª edição deste simpósio, cujas duas primeiras edições tiveram lugar na Faculdade de Ciências da Saúde, e as duas últimas se realizaram à distância. Em cada ano, escolhe-se para tema “um tipo diferente de cancro”, servindo o evento para que “os estudantes possam aprender e esclarecer dúvidas com os vários especialistas da área”.

“Linfomas” são nódulos benignos que ao crescerem ocupam demasiado espaço e dificultam assim o funcionamento normal dos órgãos. O cansaço extremo, suores noturnos, emagrecimento sem causa aparente, febrícula e aumento de gânglios são os sintomas de alerta. O tema abordado “surgiu porque é um tipo de cancro que cada vez mais é comum na sociedade e é muito importante falar sobre ele e que se conheça, de forma a que todos possam ter um papel ativo em reconhecer possíveis sintomas e recorrer mais rápido à ajuda médica, e possam assim ter um tratamento mais eficaz.”

Durante a Semana de Prevenção do Cancro que decorre de 11 a 15 de Outubro, o UBIPharma percorre as 5 faculdades da Universidade da Beira Interior com o intuito de fazer uma campanha de sensibilização e apelo à realização de rastreios entre os estudantes. De acordo com Lúcia Carreira “é cada vez mais frequente a partilha de informação pelas pessoas, sejam elas as diagnosticadas ou pessoas que conhecem que passaram pelo mesmo. E é através da campanha de sensibilização que nos aparecem esses casos, uma vez que estamos mais perto das pessoas.”

in urbietorbi

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.