“Junior Lab Game” – Nível 2

UBI   22 de novembro de 2021
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS165

No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia que se inicia hoje (22 de novembro 2021), o Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) apresenta o nível 2 do jogo virtual “Junior Lab Game”, lançado em 2020. Trata-se de uma ideia original do docente Eduardo Cavaco e desenvolvida por Adriano Raposo, ambos da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

O jogo tem por objetivos conduzir os alunos numa abordagem científica, desde o conhecimento do laboratório, ao método científico. No primeiro nível e sendo o primeiro contacto com um laboratório de investigação, o participante tem de arrumar os objetos que são comuns num laboratório de rotina, como por exemplo, a micropipeta ou o tubo de ensaio. No nível 2 que é lançado hoje, o desafio passa por fazer uma solução salina (soro fisiológico), onde o participante vai ter de pesar, medir e agitar.

“Junior Lab Game” tem como público-alvo para os primeiros 4 níveis os alunos do 1.º ciclo, estando o projeto a ser trabalhado para níveis mais avançados numa progressão do grau de dificuldade e complexidade. Esta é uma forma simples de despertar os mais novos para a ciência numa primeira abordagem, mas todos estão convidados a jogar!

[Jogar]