Gilberto Alves da FCS e CICS-UBI integra equipa que acaba de ganhar o Prémio Mantero Belard 2021

Unidade de investigação   17 de dezembro de 2021
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS277

O docente e investigador Gilberto Alves, docente da Faculdade de Ciências da Saúde, membro do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) integra a equipa de investigação multidisciplinar, liderada pela docente e investigadora Maria José Diógenes do Instituto de Medicina Molecular/Faculdade de Medicina de Lisboa, que foi contemplada com um dos Prémios Santa Casa Neurociências - o Prémio Mantero Belard 2021, no valor de 200 mil euros. Este prémio tem como objetivo reconhecer e dinamizar a investigação científica ou clínica desenvolvida no âmbito das doenças neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, como a Doença de Parkinson e a Doença de Alzheimer, possibilitando o surgimento de novas estratégias no tratamento e restabelecimento das funções neurológicas.

O projeto vencedor intitula-se “TAT-TrkB, um novo composto neuroprotetor na luta contra a doença de Alzheimer”. O TAT-TrkB é um composto que atravessa a barreira hematoencefálica e recupera as ações do fator neurotrófico BDNF (neuroprotetor endógeno) in vitro, ex vivo e in vivo (estudo piloto). Os próximos passos visam a confirmação do potencial terapêutico do TAT-TrkB através de estudos in vivo de farmacocinética, toxicidade e eficácia.

Notícia em destaque no Correio da ManhãO Observador