FCS-UBI recebe Curso de Introdução à Cirurgia Robótica

Faculdade   06 de abril de 2022

Formação prolonga-se até final da semana.

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS01

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) recebe, a partir do dia 4 de abril (segunda-feira), o curso Robotic Touch (Curso de introdução à Cirurgia Robótica), realizado em parceria com a Firstouch Academy, com o especial apoio da Excelência Robótica e o já habitual apoio da Medtronic Portugal.

A formação foi criada com o objetivo de permitir um primeiro “touch” com esta tecnologia que faz parte do presente da Cirurgia em muitos países, mas que em Portugal começa apenas a dar os seus primeiros passos.

O Robotic Touch é, assim, uma forma de divulgar e dar oportunidade de iniciar a prática de Cirurgia Robótica a mais de três dezenas de cirurgiões de todo o País que, de outra maneira, veriam certamente adiado este contacto.

Trata-se da primeira atividade oficial do novo CUBI - Centro de Simulação Cirúrgica da Universidade da Beira Interior e terá grande impacto, dada a presença e utilização deste equipamento, não só no CUBI e na FCS-UBI, nos hospitais relacionados com a Universidade e noutros hospitais, já que as inscrições estavam abertas a profissionais de todo o País.

O curso representa o esforço da FCS-UBI e do CUBI para estar na vanguarda do ensino e treino cirúrgico.

O robot cirúrgico DaVinci, modelo Xi, estará disponível durante toda a semana, de 4 a 8 de abril de 2022 e, sendo que este curso pretende ser um primeiro contacto “mais sério” com este equipamento, as sessões serão de duas horas de treino para cada participante.

Será uma oportunidade preciosa de aprendizagem de gestos de manuseamento do robot, disseção, corte e sutura.

[Mais info]