Centro Académico Clínico das Beiras

VISÃO E MISSÃO   |   INSTITUIÇÕES   |   DOCUMENTAÇÃO   |   NEWSLETTER   |   MARCA GRÁFICA   |   CONTATOS

APRESENTAÇÃO

Criado em Abril de 2017 através da Portaria n.º 130/2017, o CACB – Centro Académico Clínico das Beiras é um consórcio entre diversas instituições de saúde e de ensino.

Ao reunir instituições de ensino superior com cursos na área da Saúde (Medicina, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Ciências Biomédicas, Optometria/Ciências da Visão, Tecnologias da Saúde), bem como unidades de saúde dos vários tipos de cuidados (primários, secundários e paliativos), o CACB está numa posição ímpar para criar projetos integradores de excelência, com forte impacto na prevenção da doença, bem como na prestação de cuidados de saúde com forte impacto, em termos de qualidade, centrados no doente.

O CACB tem uma ideia precisa acerca da forma como deseja evoluir e que será, muito claramente, no sentido de desenvolver abordagens integradas de ação com impacto na prestação de cuidados de saúde de todos os níveis, através de eixos que envolvem a formação pré e pós-graduada bem como a formação da comunidade em geral, e a investigação, inovação e desenvolvimento.

O Regime Jurídico dos Centros Académicos Clínicos - Decreto-Lei 61/2018, de 3 de agosto, orienta o funcionamento dos centros académicos clínicos como estruturas integradas de atividade assistencial, ensino e investigação clínica e de translação, que associam unidades prestadoras de cuidados de saúde, instituições de ensino superior e/ou instituições de investigação públicas ou privadas.

Com o objetivo de estimular e apoiar o desenvolvimento coordenado da atividade dos diferentes Centros Académicos Clínicos foi criado o Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos - Resolução do Conselho de Ministros n.º 22/2016.

Instituições do Consórcio

- Universidade da Beira Interior, através da Faculdade de Ciências da Saúde e do Centro de Investigação em Ciências da Saúde
- Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, E. P. E.
- Unidade Local de Saúde da Guarda
- Unidade Local de Saúde de Castelo Branco
- Centro Hospitalar Tondela-Viseu, E. P. E.
- Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias
- Instituto Politécnico da Guarda, através da Escola Superior de Saúde
- Instituto Politécnico de Viseu, através da Escola Superior de Saúde

Foram igualmente convidados os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) Dão-Lafões e Cova da Beira e a Administração Regional do Centro (ARS Centro), neste Conselho, através dos ACeS Dão-Lafões e Cova da Beira, em aditamento à Portaria 130/2017, de 7 de Abril, que criou o CACB.

Visão e Missão

A Visão estratégica do CACB está definida num sentido claro:

“Ser um Centro de Excelência, fortemente capacitado para a formação e investigação na área da Saúde, com base em dinâmicas de inovação e competitividade, qualidade, eficiência e eficácia de processos, e que contribua para a melhoria dos indicadores de saúde das regiões envolvidas e do país.”

A Missão do CACB, no âmbito referencial da legislação ligada à sua criação, consiste em: 

“Assumir um dever público tripartido integrado, de elevado rigor, qualidade e responsabilidade social em que se inclui:
- Ensino pré- e pós-graduado, bem como treino e formação de profissionais de saúde;
- Investigação na área da Saúde, com impacto prático nacional e internacional;
- Reflexo na prestação de cuidados de saúde de elevada eficiência, centrados no doente.”

Relatórios e Planos de Atividade

Localização e Contatos

Presidente do Conselho Diretivo
Professor Doutor Miguel Castelo-Branco

Centro Académico Clínico das Beiras
Faculdade de Ciências da Saúde - Universidade da Beira Interior
Av. Infante D. Henrique, 6200-506 Covilhã

Tel. 275 329 007/8 :: Fax 275 329 099

Coordenadas GPS: N-40°16'03.27" W-7°29'42.13"

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.