Centro Académico Clínico

O Centro Clínico e Acadêmico de Beiras (CACB) é um conglomerado de oito instituições de ensino ou clínicas da região central de Portugal (Beiras), envolvidas no ensino, formação e investigação em saúde, e que foi oficialmente aprovado em abril de 2017. Essas instituições compreendem a Universidade da Beira Interior (representada pela sua Faculdade de Ciências da Saúde), a Unidade de Saúde Local (hospital e centros de saúde) de Castelo Branco, o Centro Hospitalar Cova da Beira, a Unidade Local de Saúde da Guarda, a de Viseu-Tondela Centro Hospitalar, o Instituto Politécnico de Viseu, o Instituto Politécnico de Guarda e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (cada um representado pela sua Escola de Saúde). Além disso, o grupo de centros de saúde da Cova da Beira (ACES Cova da Beira) e Dão-Lafões (ACES Dão Lafões), como representantes da Administração Regional de Saúde, também foram convidados para o grupo.
O CACB também é representado no Conselho Nacional de Centros Clínicos Académicos, a fim de participar do esforço nacional para implementar, consolidar e construir um quadro para as ações deste tipo de centros.

A visão do CACB envolve o fato de se tornar um dos principais contribuintes para a melhoria da saúde e do bem-estar da população, através da prestação integrada de educação e formação de alta qualidade, bem como serviços de investigação que permitem otimizar a saúde.

A missão do CACB baseia-se num dever público tripartido que deve ser assumido com o mais alto senso de rigor, qualidade e responsabilidade social e que envolve:
- Ensino e formação pré e pós-graduação em áreas de cuidados de saúde
- Investigação de laboratório, clínica, epidemiológica e de saúde pública com impacto internacional
- Contribuição para a prestação de cuidados de saúde de alta qualidade.

A estrutura organizacional do CACB inclui o Conselho Directivo, no qual estão representadas todas as instituições participantes, e o Conselho Estratégico que inclui representantes designados pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário, cada um dos membros participantes, pela Administração Regional de Saúde, por cada uma das Comunidades Intermunicipais em que as instituições participantes estão localizadas e, finalmente, por três membros cooptados.

O CACB pretende tornar-se um consórcio líder no campo da formação em saúde, investigação e prestação de cuidados de saúde, a nível nacional e internacional.

Presidente do Conselho Diretivo
Prof. Doutor Luís Taborda Barata
Contato: tabordabarata@fcsaude.ubi.pt

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.