Grupo FE - Faculdade de Engenharia

Grupo FE - Faculdade de Engenharia

Os textos submetidos no grupo da Faculdade de Engenharia serão analisados pelo Tabelião Pedro Inácio e adicionados a esta página. O formulário de submissão de nova contribuição inclui-se também em baixo.

Questões de Lançamento à Discussão

Sugerem-se os seguintes pontos de lançamento à discussão:

1. Ensino da Matéria Ética

1.1. Que modelos pedagógicos são utilizados no ensino / iniciação dos temas éticos

1.1.1. Aulas expositivas tradicionais
1.1.2. Aulas interactivas / Seminários
1.1.3. Sessões interactivas de discussão
1.1.4. Visualização de obras performativas ou literárias
1.1.5. Elaboração de trabalhos
1.1.6. Outras (explicitar)

1.2. Que grau de satisfação / eficiência lhes são atribuídos pelos docentes

1.3. Como docente que opinião, se existe, têm os discentes sobre essa matéria

1.4. Que iniciativas de inovação metodológica do ensino foram pensadas e/ou introduzidas

2. Código de Integridade

2.1. Que grau de conhecimento/divulgação teve/sentiu

2.2. Que impacto teve no ensino

2.3. Que impacto teve no quotidiano dos docentes

2.4. Propostas para a sua aplicação efetiva

3. Relatório do Fórum sobre Fraude Académica

3.1. Que grau de conhecimento/divulgação teve/sentiu

3.2. Que impacto teve no ensino

3.3. Do que discordam

3.4. Que deverá ser acrescentado (ao texto)

3.5. Propostas para a sua efectividade

4. Interiorização da matéria Ética

4.1. Atividades perceptíveis existentes

4.2. Iniciativas facilitadores a realizar

Texto

Em aulas que leciono, a matéria ética é apenas referida oral e ocasionalmente. Não existem apontamentos que remetam para matéria ética à exceção da menção de penalização de fraude, deteção de plágio em trabalhos e em alguns momentos especificos relacionados com ataques informáticos e sua motivação (refiro-me, neste caso, à materia da Unidade Curricular (UC) de Segurança Informática), que ilustro a seguir.

Em todas as provas escritas de UCs que leciono pode ler-se a frase:
"Quaisquer tentativas de fraude ou utilização de dispositivos eletrónicos durante a resolução desta prova são penalizadas com a sua anulação."
No Moodle, nomeadamente na parte de entrega de trabalhos, está também incluída a expressão "O relatório deve estar em formato .pdf e .tex para ser processado pelo motor de anti-plágio (...)."
Na UC de projeto de licenciatura em Engenharia Informática e Informática Web foi este ano também pedido aos alunos que submetessem o relatório final para análise de plágio na plataforma Urkund. Este pedido cristaliza-se pela sentença:
"Análise a Plágio -- O pdf dos relatórios deve ser enviado como anexo a um e-mail para endereço prmi.ubi@analysis.urkund.com."

Relativamente à opinião que os discentes têm da matéria ou tópicos de ética, sobretudo dos que apontei em cima, tenho uma ideia algo negativa, no sentido de que, em alguns tópicos, têm uma opinião contrária ao esperado, nomeadamente em relação ao plágio. Muitos discentes não encaram a utilização de texto ou recursos de outros como plágio ou algo de errado, e ficam por vezes surpreendidos com a rispidez com que se aborda o assunto.

No que diz respeito ao Código de Integridade e Relatório do Fórum sobre Fraude Académica, ainda não obtive reflexos que pareçam relacionados com os documentos. Contudo, a partir do próximo ano, farei menção direta ao documento referido em primeiro na secção de critérios de avaliação das UCs que leciono.

por Pedro Inácio

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