matemática para informática i (6618)

Unidade Curricular de Licenciatura: Tecnologias e Sistemas da Informação

Ano / Semestre 1 / S1
ECTS 6
Carga Horária PL(32H)/TP(64H)
Tipo de Unidade Curricular Normal
Tipo de Ensino Presencial.
Área Científica Matemática
Língua Português


Estágios Não se aplica.

Deolinda Isabel da Conceição Mendes
Regente

Objetivos Gerais

Introduzir a lógica matemática e estruturas matemáticas discretas que fornecem uma base para áreas como a computação, desenho de circuitos e sistemas de telecomunicações; introduzir os fundamentos básicos de álgebra linear.

Resultados da Aprendizagem

Ser capaz de usar as ferramentas e técnicas básicas da lógica, matemática discreta e álgebra linear para identificar, formular e resolver problemas.

Conteúdos / Programa

1. Noções de base: 1.1. cálculo proposicional e cálculo predicativo; 1.2. indução matemática; 1.3. conjuntos; 1.4. relações e funções; 1.5. relações de ordem e conjuntos parcialmente ordenados; 1.6. reticulados e álgebras de Boole; 1.7. monóides, semi-grupos e grupos, morfismos. 2. Álgebra linear: 2.1. vectores e matrizes, operações com vectores e matrizes, característica; 2.2. resolução de sistemas de equações lineares; 2.3. matriz inversa; 2.4. determinantes; 2.5. valores e vectores próprios; 2.6. espaços vectoriais, espaços euclidianos, transformações lineares.

Bibliografia / Fontes de Informação

1) Grimaldi, R.P., Discrete and Combinatorial Mathematics: An Applied Introduction, Addison Wesley Longman, Inc., 1999. 2) Cabral I., Perdigão, C., Saiago, C., Álgebra Linear, Escolar Editora, 2ª Edição, 2010.

Actividades de Ensino-aprendizagem e metodologias pedagógicas

Consulta e discussão de bibliografia; resolução de problemas.

Métodos e Critérios de Avaliação

A avaliação contínua será feita através da realização de: duas provas escritas, a realizar nos dias 14 de Novembro de 2013 e 15 de Janeiro de 2014; quatro mini-testes, a realizar no computador durante as aulas práticas. Cada prova escrita, com a duração de 2 horas e meia, valerá 8 valores. Cada mini-teste, com a duração de 20 a 30 minutos, valerá 1 valor. A classificação final (CF) do processo de ensino-aprendizagem, será atribuída de acordo com a fórmula seguinte: CF = P1 + P2 + MT onde P1 e P2 são as notas obtidas nas provas escritas e MT é a soma das notas obtidas nos mini-testes. Ficam aprovados à disciplina os alunos que obtiverem uma classificação final superior ou igual a 10 valores, após arredondamento às unidades. Mesmo os alunos já aprovados na avaliação contínua podem submeter-se ao exame; será escolhida a melhor nota.

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