Main Bibliography |
1.Santos, Filomena (2018) “Da escola de elites à escola de massas – dilemas e desafios da democratização do ensino em Portugal”; “Dados e perspectivas sobre o (in)sucesso e abandono escolar”; “o papel da escola na reprodução das desigualdades sociais”; “Escola e Mudança”; “Composição social dos estudantes universitários portugueses e a questão da mobilidade social”; “Estabelecimento de Ensino: «novo» objecto científico e de intervenção?”; “O multiculturismo”; “A observação da sala de aulas” in Texto Apoio (policopiado). Rodrigues, Maria de Lurdes, João Sebastião, João Trocado da Mata, Luís Capucha, Luísa Araújo, Mariana Vieira da Silva e Valter Lemos, (2014) "A contrução do sistema democrático de ensino", in Rodrigues, Maria de Lurdes (2014) (org.), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume I - A construção do sistema democrático de ensino, Lisboa, Almedina, pp. 35-88. 2. Almeida, João Ferreira et al. (2003). Diversidade na Universidade. Um inquérito aos estudantes de licenciatura. Lisboa: Celta; Branco, Maria Eugénia (2000). Vida, Pensamento e Obra de João dos Santos. Livros Horizonte; GOMES, Carlos (1987). A Interacção Selectiva na Escola de Massas. Sociologia, Problemas e Práticas, 3: 35-49; Lahire, Bernard (2008). Sucesso Escolar nos Meios Populares: as Razões do Improvável. São Paulo: Editora Ática; MONTADON, Cléopatre, Perrenoud, Phillippe (2001). Entre Pais e Professores. Um diálogo impossível? Lisboa: Celta; Seabra, Teresa (2010)*. Adaptação e Adversidade. O desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico. Lisboa: ICS; Sebastião, João, Teresa Seabra, Ana Benavente e J. Campiche (1994). Renunciar à Escola. O abandono escolar no ensino Básico. Lisboa: Fim de Século; Machado, Fernando Luís; Silva, Alexandre (1987), Quantos caminhos há no Mundo? Transições para a Vida Adulta num Bairro Social, Lisboa, Principia Editora.
|