Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura

Arquitetura

3º Ciclo     Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura

Informações Acesso Sobre Contactos Responsáveis Comissões
Ano:
Plano Nome
Plano de Estudos   Arquitetura

Informação

Rótulo Texto
Código DGES
9337
Publicação em Diário da República Despacho n.º 1052/2022 | DR 2.ª série, n.º 18, 26 de janeiro
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 21-05-2021
Relatório de Autoavaliação
Registo inicial: R/A-Cr 187/2021 de 24-06-2021
ECTS 180
Outras Informações Horário das aulas: 6ª Feira, 10h-13h e 14h-17h.
Rótulo Texto

Regime Geral de Acesso  

Rótulo Texto
Requisitos de Admissão Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Arquitetura:
a) titulares de grau de mestre ou equivalente legal em áreas de arquitetura e urbanismo;
b) titulares de grau de mestre ou equivalente legal em áreas das engenharias, artes, ciências sociais e áreas afins;
c) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo académico, ou científico significativo, reconhecido pela Comissão Científica do Curso;
e) excecionalmente, os detentores de um currículo arquitetónico significativo, que ateste a capacidade para a realização deste Ciclo de Estudos.
Vagas 15 (2024)
Cálculo da Nota de Acesso Arquitetura 2024

Sobre

Rótulo Texto
Objetivos Gerais Este Ciclo de Estudos (CE) visa a formação de investigadores na área científica de Arquitetura, com elevada qualificação científica e com capacidade para desenvolver trabalho de investigação de forma autónoma, em entidades de ensino superior, unidades de I&D, bem como empresas.
Este CE ambiciona constituir-se como um espaço de aprofundamento de saberes relacionados com novas práticas arquitetónicas, urbanísticas e tecnológicas. Pretende através de uma reflexão teórica e crítica da contemporaneidade, de uma forte vocação transdisciplinar, de preocupações disciplinares convergentes e de uma reflexão epistemológica, analisar a complexa problemática da sociedade, da arte, do património e do território, conferindo sentido operativo à formação do saber relacionado com a realidade em que se move.
Deve perspetivar uma formação baseada no conhecimento, na análise, na reflexão e no espírito crítico, permitindo a participação em experiências de boas práticas de planeamento e construção.
Competências 1. Preparar arquitetos e outros profissionais como investigadores de elevadas qualificações teóricas e metodológicas, fornecendo-lhes ferramentas para desenvolver capacidades analíticas e operativas, bem como reflexão crítica, tendo em conta a relação com a história, teoria e crítica da arquitetura, numa análise da sua génese e evolução ao longo do tempo. Além do conhecimento do corpus teórico da arquitetura, o estudante deve ter um conhecimento alargado de várias matérias, privilegiando uma transdisciplinaridade entre arquitetura, urbanismo, património, território, tecnologias e ciências sociais.
2. Desenvolver uma investigação rigorosa e original com vista à disseminação do conhecimento, tanto nacional como internacional. Deve existir uma forte compreensão dos métodos de investigação associados ao domínio científico do tema de doutoramento.
3. Comunicar à comunidade académica e à sociedade em geral, a aplicação de novas situações epistemológicas através de novos conhecimentos.
Saídas Profissionais O CE foi concebido tendo em conta que os desafios do futuro se enfrentarão através da compreensão sistemática dos diversos domínios científicos de estudo, bem como do aprofundamento das competências, aptidões e métodos de investigação associados a esses domínios. Os estudantes do CE serão capacitados para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa, a qual, após uma análise crítica, lhes permitirá avaliar e sintetizar ideias novas e complexas. Em suma, serão capazes de, numa sociedade baseada no conhecimento, contribuir, em contexto académico ou profissional, para o progresso tecnológico, científico, social e cultural.
Infraestruturas A Faculdade de Engenharia ocupa uma área de 30.000 m2.
Existem igualmente na UBI outros meios de âmbito geral que apoiam o DECA e as suas atividades de ensino e investigação, dos quais salientamos: a Biblioteca Central, o Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA) e o Centro de óptica
Principais infra-estruturas: Laboratório de Desenho e Topografia: DT1; Laboratório de Planeamento e Urbanismo: PU1;Laboratório de análise e modelação: PU2; Laboratório de informática; Laboratório de Construção: C1; Laboratórios de Geotecnia: G1; Laboratório de Mecânica de Estruturas: ME1; Laboratório de análise de estruturas: ME2; Laboratório de resistência de materiais: ME3; Laboratório de técnicas experimentais de estruturas: ME4; Laboratório de projeto ;Laboratório de Hidráulica e Ambiente: HA1; Laboratório de hidráulica fluvial e das estruturas: HA2; Salas e Laboratórios Gerais: SI – Sistemas de Informação Geográfica; S2 – Salas de Desenho; S3 – Salas de apoio aos alunos; Sala de Maquetagem

Acordos Erasmus+

  • Universitat de Lleida • Espanha • Duração: S
  • Universidad de Alcalá • Espanha • Duração: A
  • Hasan Kalyoncu University • Turquia • Duração: S
  • Suleyman Demirel University • Turquia • Duração: A
  • Universitá Politecnica delle Marche • Itália • Duração: S

Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura

Calçada Fonte do Lameiro
6201-001 Covilhã
275 329 969

Responsáveis

Foto Nome
Imagem d@ Miguel João Mendes do Amaral Santiago Fernandes  [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Miguel João Mendes do Amaral Santiago Fernandes
Foto Nome
 [Ficheiro Local]
Coordenador de Mobilidade
Luis Miguel de Barros Moreira Pinto

Comissões

Comissão Científica
Miguel João Mendes do Amaral Santiago Fernandes
Amílcar de Gil e Pires
Ana Rita Martins Ochôa de Castro
Ana Maria Tavares Ferreira Martins Nepomuceno
Fernando Manuel Leitão Diniz
Cláudia Sofia São Marcos Miranda Beato

Comissão de Creditação
Miguel João Mendes do Amaral Santiago Fernandes
Ana Maria Tavares Ferreira Martins Nepomuceno
Cláudia Sofia São Marcos Miranda Beato
Luís Miguel Barros Moreira Pinto
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2021-05-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.