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Marketing

1º Ciclo     Departamento de Gestão e Economia

Plano de Estudos/Ramos   Marketing
Código DGES
9205  
Área CNAEF 342 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 5504/2012 - DR 2.ª série, n.º 80, 23 abril
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 3395/2011, 18-03-2011
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 180
Outras Informações Informação estatística

Concurso Nacional de Acesso  

Provas de Ingresso

Um dos seguintes conjuntos:
04 Economia.
ou
16 Matemática.
ou
17 Mat. Apl. Ciências Soc.;
18 Português.

Vagas 33 (2017)
Nota Mínima (0-200) Provas de ingresso: 95
Candidatura: 100
Nota do Último Colocado 108,4
Cálculo da Nota de Acesso Média do ensino secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais A licenciatura em Marketing visa proporcionar aos alunos uma adequada formação cultural, científica e tecnológica de nível superior na área científica do marketing, adequada ao desempenho de diversas atividades profissionais na área do marketing, tendo em conta o contexto competitivo dominante e a necessidade de internacionalização.
Pretende formar profissionais polivalentes e capazes de actuar nas mais diversas áreas como: prospeção de mercados; estudos do mercado; gestão da carteira de produtos; administração da força de vendas; desenvolvimento de programas de promoção; definição da logística a distribuição; planeamento da comunicação integrada de marketing; desenvolvimento do comércio electrónico e da comunicação online respetivamente através das potencialidades do web-marketing e das tecnologias de informação e comunicação; e desenvolvimento de negócios internacionais.
Competências Em termos gerais, a licenciatura em marketing visa dotar o estudante de capacidade para:
- Criticar/argumentar e ser auto-crítico;
- Gerar novas ideias (criatividade);
- Procurar, processar e analisar informação de uma variedade de fontes;
- Identificar e resolver problemas;
- Aplicar os conhecimentos em situações práticas;
- Trabalhar em equipa;
- Usar as tecnologias de informação e comunicação;
- Compromisso para assumir tarefas e responsabilidades;
- Adaptação a novas situações;
- Começar a comunicar numa língua estrangeira (inglês);
- Ser proactivo e empreendedor;
- Saber efetuar cálculos e aplicar corretamente as regras matemáticas.
Especificamente, no final do curso o estudante deve ser capaz de:
- Discutir temas genéricos no âmbito da economia e gestão, demonstrando o domínio da linguagem técnica usada nessas áreas
- Efetuar cálculos básico ao nível da economia, contabilidade e estatística
- Demonstrar profundo conhecimento e compreensão da linguagem técnica de gestão de marketing e das suas especificidades
- Aplicar corretamente os conceitos fundamentais do comportamento do cliente nos mercados de bens de consumo e nos mercados industriais
- Procurar e gerar a informação necessária de acordo com os objetivos da pesquisa de mercado
- Desenhar e implementar um plano de estudo do mercado, optando pelo método de pesquisa e técnicas de amostragem adequados
- Identificar as necessidades do público-alvo e saber avaliar a satisfação do mesmo
- Demonstrar conhecimentos de gestão de bases de dados de informação de marketing, nomeadamente no que respeita aos formatos, formas de armazenamento e de acesso
- Desenhar um plano de marketing, o que implica ter também capacidade para compreender o meio envolvente e as mutações do mercado, e à posteriori ter conhecimentos para avaliar a efetividade das ações
- Delinear as bases de um plano de negócios
- Aplicar técnicas de teste de produtos, de participar no processo de desenvolvimento de novos produtos, no processo de decisão da embalagem e no processo de criação de marca
- Implementar campanhas de comunicação, optando entre as diversas ferramentas e meios de comunicação
- Saber optar de entre os vários canais de distribuição, e políticas e procedimentos no âmbito do comércio eletrónico, retalho e merchandising
- Gerir uma equipa comercial, nomeadamente a sua constituição e organização, delineando programas que valorizem a qualidade do desempenho e mecanismos de motivação e de remuneração/compensação
- Aplicar algumas leis e regulamentações do âmbito do marketing
- Conceber estratégias de marketing adequadas aos serviços
- Conceber e implementar estratégias de marketing relacional e analisar o valor da carteira de clientes
- Aplicar as ferramentas e processos adequados na gestão das atividades logísticas
- Identificar boas práticas de marketing em termos de Responsabilidade Social Empresarial e princípios éticos
- Saber negociar
- Elaborar relatórios de marketing.
Saídas Profissionais - Diretor de marketing
- Consultor de marketing
- Analista de mercados
- Produtor publicitário
- Gestor comercial
- Gestor de vendas
- Gestor de produto
- Gestor de clientes
- Media researcher
- Copywriter
- Gestor de loja
- Gestor de marketing direto
- Gestor de Web-marketing e comércio eletrónico
Adicionalmente foram recolhidos três testemunhos que validam a importância do curso de marketing para a persecução da sua atividade profissional:
Lília Barreiros Varejão, responsável pela Gestão de Contas, Produção e New Business na Lobby Productions: "O curso de marketing deu-me competências para conseguir analisar as necessidades dos clientes, de modo a poder apresentar-lhes propostas relevantes e adequadas para os seus negócios".
Maria Leonor Sena Figueiredo Esteves, responsável pelo Departamento da Qualidade da Torfal - “O curso de marketing aumentou de uma forma generalizada as minhas competências, embora possa destacar o desenvolvimento da minha capacidade de argumentação e de planeamento de projetos”.
José Miguel Cruz Azevedo, Junior Marketing Manager na Microsoft Corporation - "O curso de Marketing deu-me muitas das ferramentas necessárias para desempenhar as minhas funções numa das maiores empresas do mundo. Permitiu-me adquirir os fundamentos teóricos e as competências necessárias para superar os desafios que me são propostos diariamente".
Infraestruturas O Departamento de Gestão e Economia, no qual se insere o curso de Marketing, está localizado no Pólo IV da Universidade da Beira Interior e coloca à disposição de toda a comunidade académica as seguintes estruturas e equipamentos:
- Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas, com livros e revistas científicas especializadas nas áreas da Marketing e também em áreas complementares tais como: Economia, Gestão, Sociologia, Psicologia, e outras.
- Bases de dados bibliográficas on-line: Biblioteca do Conhecimento on-line (B-On); Base de dados PROQUEST.
- NECE (Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais) que constitui um centro de investigação onde é possível desenvolver investigações na área de marketing.
- Ponto de acesso ao INE (Instituto Nacional de Estatística) e Centro de Documentação Europeia na Biblioteca Central.
- Salas de Informática com software específico (SPSS, EViews, Amos, Microfit, ATLAS.TI, SmartPLS, CATI) e hardware atualizado.
- Rede Wireless acessível em todo o campus.
- Bar/refeitório.
- Sala de autoaprendizagem
- Equipamento de investigação avançada (eye tracking)
- Centro Multimédia
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Departamento de Gestão e Economia

Estrada do Sineiro, s/n
6200-209 Covilhã
275 329 164
4020

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Carla Alexandra Barbosa Pereira
Coordenador de Mobilidade
Paulo Gonçalves Pinheiro

Comissões

Comissão Científica
Carla Alexandra Barbosa Pereira
Helena Maria Batista Alves
Mário Lino Barata Raposo
Paulo Alexandre de Oliveira Duarte
Ricardo José de Ascenção Gouveia Rodrigues
Luís António Fonseca Mendes
Dário Jorge da Conceição Ferreira
Sílvia Daniela Passos Soares

Comissão de Coordenação Pedagógica
Carla Alexandra Barbosa Pereira
Coordenadores Ano
Paulo Alexandre de Oliveira Duarte (1º)
Ricardo José de Ascenção Gouveia Rodrigues (2º)
Helena Maria Batista Alves (3º)
Delegados Ano
Juliana Mota Abrantes (1º)
Inês Margarida Mendonça Claudino (2º)
Catarina Caracol Pereira (3º)

Comissão de Creditação
Carla Alexandra Barbosa Pereira
Paulo Gonçalves Pinheiro
Paulo Alexandre de Oliveira Duarte
Helena Maria Batista Alves
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07
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