2. Faculdades

Departamento de Gestão e Economia

Estrada do Sineiro, s/n
6200-209 Covilhã

Bem-vindo(a) ao Departamento de Gestão e Economia (DGE)

O DGE centra as suas atividades na formação de graduação (1º ciclo) e de pós-graduação (2º e 3º ciclos e pós-doutoramento), bem como na investigação, na transferência tecnológica e nos serviços à comunidade nas áreas da gestão, economia e marketing.

A oferta formativa do DGE é constituída no 1º ciclo pelos cursos de Gestão, Economia e Marketing. No 2º ciclo pelos cursos de Gestão, Economia e Marketing, Empreendedorismo e Criação de Empresas e de Gestão de Unidades de Saúde. No 3º ciclo pelos cursos de Gestão, Economia (associação UE/UBI) e de Marketing e Estratégia (associação UM/UA/UBI). O DGE oferece ainda Pós-Doutoramentos em Gestão e Economia, bem como dois masters: Master in Business Administration e Executive Master in Business Economics. Para além destes cursos, o DGE participa na oferta formativa de outros departamentos. Como cofundador é corresponsável pela coordenação do funcionamento dos cursos interdepartamentais: Ciência Política e Relações Internacionais (1º ciclo) e Relações Internacionais (2º ciclo).

O DGE oferece um ambiente de aprendizagem que assegura a aquisição sólida de conhecimentos, competências e experiências, quer académicas quer pessoais, necessários a um percurso profissional e pessoal dos seus alunos num contexto de mobilidade internacional. O reconhecimento da qualidade do ambiente de aprendizagem encontra-se expresso, por uma lado, na acreditação dos cursos do DGE pelo período máximo de 6 anos pelo Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Por outro, na valorização sistemática pelos alunos da disponibilidade e envolvimento dos docentes no seu processo de aprendizagem.

A qualidade do projeto de formação do DGE assenta em quatro vetores fundamentais.

O primeiro, na existência de um corpo docente constituído por 86% de doutorados, muitos dos quais pertencem a diferentes unidades de investigação, nomeadamente: NECE, CEFAGE, CEG-IST, CIEO e INESC e com investigação internacionalmente referenciada.

O segundo, na diversidade de metodologias de aprendizagem, combinando a transmissão estruturada de conhecimentos com processos de aprendizagem orientados para a resolução de problemas, estudos de caso e o confronto entre evidências teóricas e práticas. As capacidades analíticas, de reflexão e de pensamento crítico são estimuladas pelo debate e argumentação fundamentada, bem como pelo desenvolvimento de saberes interdisciplinares e da autonomia na aprendizagem.

O terceiro, na disponibilização de serviços e recursos de aprendizagem, destacando-se as bases bibliográficas e de dados, bem como as plataformas de e-learning e b-learning.

Finalmente, na aposta de uma formação internacionalmente orientada, na qual os programas de mobilidade Erasmus+ e de Estágios constituem os seus instrumentos fundamentais.

O DGE enfrenta os desafios do futuro através do compromisso com a qualidade, o rigor, a abertura a novas ideias e teorias e a cooperação nacional e internacional. A cooperação com as instituições de ensino superior e centros de investigação, bem como com o universo empresarial, privado e público, administração pública e organizações não lucrativas é considerada um elemento crítico para a valorização económica, social e cultural das atividades do DGE e dos seus resultados. Assegurar e reforçar tal compromisso é crucial à missão do DGE. Tal é vital à sua sustentabilidade e a um percurso bem sucedido dos seus alunos num contexto em que a academia e a sua envolvente se confrontam com dinâmicas de mudança e desafios societais permanentes e uma competição crescente.

UBI, novembro de 2015

O Presidente do Departamento de Gestão e Economia