Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Economia

Economia

3º Ciclo     Departamento de Gestão e Economia

Plano de Estudos/Ramos   Economia - Plano a
  Economia - Plano B
Código DGES
9339
Área CNAEF 314 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 9974/2012 - DR 2.ª série, n.º 142, 24 julho
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Cr 104/2012, 04-07-2012
Regime de Funcionamento Pós-Laboral (sexta e sábado)
ECTS 240
Outras Informações Curso em associação com a Universidade de Évora

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

1. São admitidos ao Plano A do Programa (programa com curso de doutoramento) alunos com as condições gerais do artigo 30º do Decreto-Lei 107/2008 de 25 de Junho.
2. São admitidos ao Plano B do Programa (programa sem curso de doutoramento) alunos com classificação mínima de BOM (14 valores) em Licenciatura e Mestrado em Economia.
3. Excepcionalmente, poderão ser admitidos ao Plano B do Programa (programa sem curso de doutoramento) alunos com classificação mínima de BOM (14) simultaneamente em Licenciatura e Mestrado em áreas consideradas relevantes.

Vagas 15 (2017)
Critérios de Seleção e Seriação Economia (Associação UE-UBI) 2017
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais Este programa tem por objectivos facultar aos estudantes a consolidação e o aprofundamento dos seus conhecimentos a um nível avançado, conducente à criação de conhecimento científico. O programa visa contribuir para que os estu-dantes possam ver aumentada a sua capacidade de compreensão da realidade económica, por via do desenvolvimento das suas capacidades de investigação, como ainda de resolução de problemas de índole económica. Pretende-se for-mar investigadores com elevada qualidade e que possam desenvolver a sua actividade em diferentes áreas: Academia, Bancos e Seguradoras, Consultado-ria, Empresas privadas, Instituições e organismos públicos, etc.
O programa estará associado ao CEFAGE-UE, avaliado pela FCT com Excelente, com sede na Universidade de Évora e um pólo na Universidade da Beira Interior.
Competências Pretende-se que os alunos, por via da aprendizagem, adquiram diversos tipos de competências, tais como:
Competência Gerais: Capacidade de análise independente, de decisão e de inovação; Capacidade de abstracção, de construção de modelos e de intuição; Estímulo ao trabalho de grupo, à discussão e à partilha de ideias em ambientes multiculturais e internacionais; Capacidade de aprendizagem ao longo da vida.
Competências Profissionalizantes: Capacidade para analisar a realidade económica nas suas diversas dimensões e enquadramentos; Competências, aptidões e métodos de investigação; Capacidade para analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas.
Competências Específicas: Desenvolvimento e aprofundamento dos conhecimentos de Economia bem como dos instrumentos de análise (quantitativa e/ou qualitativa) económica; Capacidade de usar aqueles conhecimentos e instrumentos na compreensão e resolução de problemas de natureza económica em situações novas.
Saídas Profissionais Investigadores, quadros superiores de empresas, bancos centrais, quadros superiores de ministérios das finanças ou sectoriais, organizações internacionais.
Infraestruturas • Bibliotecas das universidades de Évora e Beira Interior
• Bases de dados bibliográficas on-line
• Diversas bases de dados estatísticas nacionais e internacionais
• CEFAGE que constitui um centro de investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com classificação Excelent.
• Software específico (SPSS, EViews, STATA...) para além do software corrente (Office ou equivalente) e hardware actualizado.
• Gabinetes, salas e biblioteca com Rede Wireless e pontos de rede.
• Snack-bar
• Alojamento em quartos ou apartamentos em diversas residências.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Departamento de Gestão e Economia

Estrada do Sineiro, s/n
6200-209 Covilhã
275 329 164
4020

Responsáveis

Diretor/a de Curso
António Manuel Cardoso Marques
Coordenador de Mobilidade
João Carlos Correia Leitão

Comissões

Comissão Científica
António Manuel Cardoso Marques
Zélia Maria da Silva Serrasqueiro Teixeira

Comissão de Creditação
António Manuel Cardoso Marques
Zélia Maria da Silva Serrasqueiro Teixeira
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-11-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.