Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Empreendedorismo e Criação de Empresas

Empreendedorismo e Criação de Empresas

2º Ciclo     Departamento de Gestão e Economia

Plano de Estudos/Ramos   Empreendedorismo e Criação de Empresas

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitido.

Vagas 20 (2017)
Critérios de Seleção e Seriação Empreendedorismo e Criação de Empresas 2017
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais O curso destina-se a licenciados de qualquer área científica, que no seu desenvolvimento de carreira e profissional pretendam adquirir uma formação integrada, em Empreendedorismo e Gestão, relevante para a criação e desenvolvimento de projetos. Paralelamente, visa o desenvolvimento de um conjunto de competências (soft skills) fundamentais à liderança, criação e gestão de projetos inovadores. Estes projetos poderão ser desenvolvidos no seio de empresas existentes ou através da criação de novas empresas.
A diversidade de participantes ao nível de formação, áreas de saber e percurso profissional, aliada ao potencial individual de cada participante, torna o 2º Ciclo/Mestrado em Empreendedorismo e Criação de Empresas um curso ímpar, que marca a diferença, transforma e potencia as valências e capacidades de cada um dos participantes.
Competências Com a realização do mestrado em Empreendedorismo e Criação de Empresas pretende-se dotar os estudantes de competências para responderem, da melhor forma, aos desafios colocados, ao nível nacional e internacional. Especificamente, visa-se:
- Dar a conhecer instrumentos práticos e teóricos de empreendedorismo nas suas diversas vertentes, incentivando o espírito empreendedor e empresarial;
- Dar a conhecer métodos, técnicas e instrumentos de gestão de modo a permitir, pela aquisição de competências específicas, uma atuação eficaz e adequada a um contexto empresarial organizacional em permanente mudança;
- Adquirir e enriquecer competências profissionais através da partilha de experiências de profissionais de diferentes áreas;
- Promover a investigação científica nas diferentes áreas do Empreendedorismo, Criação de Empresas e Pequenas e Médias Empresas
Saídas Profissionais O curso visa aprofundar e sedimentar os conhecimentos adquiridos no primeiro ciclo, proporcionando aos seus graduados uma especialização profissional de elevada qualidade, que lhes permita considerar a função empresarial uma alternativa viável ao emprego por conta de outrem, mas também formar profissionais com elevado espírito de iniciativa, elevado grau de autonomia e poder de decisão no desempenho das suas funções. O curso pretende estimular e desenvolver o espírito empreendedor e empresarial como fonte de criação do próprio emprego e desenvolvimento da economia local.
É um curso que pretende especificamente o desenvolvimento de conhecimentos e competências de gestão e organização necessários(as) à compreensão, lançamento e implementação de processos empresariais.
O curso constitui também uma importante mais valia para agentes públicos e privados preocupados com a promoção da função empresarial.

- Técnicos de empreendedorismo e de comércio internacional
- Técnicos vocacionados para desenvolverem a sua actividade em organizações nacionais e internacionais e em entidades públicas e privadas
- Empresários e quadros de empresas (que pretendam desenvolver uma cultura empreendedora, como fonte de desenvolvimento da empresa)
- Profissionais independentes, potenciais empreendedores (com ideias de criação de negócio, desenvolvimento de projectos empresariais ou criação de auto emprego)
- Investigadores
- Consultores
- Formadores
- Docentes do ensino universitário, politécnico e secundário
Infraestruturas O Departamento de Gestão e Economia da UBI coloca à disposição de toda a comunidade académica as seguintes estruturas e equipamentos:
- Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas, com livros e revistas cientificas especializadas nas áreas da Economia, Gestão, Sociologia, Psicologia e outras.
- Bases de dados bibliográficas on-line: Plataforma ISI Web of Knowledge (Wok); Biblioteca do Conhecimento on-line (B-On), a qual possui 3500 revistas científicas de 6 editoras em texto integral; Base de dados PROQUEST (principal base de dados de artigos científicos de Gestão).
- NECE e CEFAGE (centros de investigação financiados pela FCT);
- Salas de Informática com software específico (SPSS, EViews, Amos, Microfit) e hardware actualizado.
- Gabinetes e salas com wireless e pontos de rede;
- Bar/Snack-bar.
- Alojamento em quartos ou apartamentos em diversas residências.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI
Regulamento do 2º Ciclo - Mestrado em Empreendedorismo e Criação de Empresas

Departamento de Gestão e Economia

Estrada do Sineiro, s/n
6200-209 Covilhã
275 329 164
4020

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Maria José Aguilar Madeira
Coordenador de Mobilidade
Luis Antonio Fonseca Mendes

Comissões

Comissão Científica
Maria José Aguilar Madeira
Mário José Batista Franco
António João Santos Nunes
João Dionísio Monteiro
Ricardo José de Ascenção Gouveia Rodrigue
Paulo Alexandre de Oliveira Duarte

Comissão de Coordenação Pedagógica
Maria José Aguilar Madeira

Coordenadores Ano
Ricardo José de Ascenção Gouveia Rodrigues (1º)
Mário José Batista Franco (2º)

Delegados Ano
Rudson Nogueira Gama (1º)
Mariana Ribeiro Fiadeiro (2º)

Comissão de Creditação
Maria José Aguilar Madeira
Luís António Fonseca Mendes
António João Santos Nunes
João Dionísio Monteiro
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.