Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing e Estratégia

Marketing e Estratégia

3º Ciclo     Departamento de Gestão e Economia

Plano de Estudos   Marketing e Estratégia

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

São admitidos ao Programa de Doutoramento em Marketing e Estratégia (consórcio UM-UA-UBI) os candidatos nas condições do artigo 30º do Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março. Os candidatos à frequência deste Doutoramento são seriados pela Comissão Científica de Curso nas fases de ingresso previstas para cada ano letivo tendo em conta as seguintes habilitações de acesso:
a) titulares do grau de Mestre ou dum segundo ciclo de formação superior em Marketing, Estratégia, Gestão ou Economia ou áreas afins;
b) possuidores de licenciatura, ou habilitação equivalente, em Marketing, Estratégia, Gestão ou Economia ou áreas afins (obtido em instituição nacional ou estrangeira) e que sejam detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Programa; e
c) detentores de um currículo escolar, profissional ou científico reconhecido como relevante e apropriado pela Comissão Científica do Programa (vide nº 1 do art.º 30.º do DL n.º 74/2006, de 24 de Março).
Os candidatos devem entregar no momento da candidatura uma carta de compromisso conforme possuem um domínio suficiente de compreensão e expressão oral e escrita da língua inglesa, caso não possuam certificados oficiais de proficiência da língua inglesa. Os candidatos que não garantam esse domínio poderão ser excluídos do Programa.
A cada ano letivo, as instituições do consórcio divulgam o edital com as fases de candidatura, número de vagas, documentos necessários à candidatura, entre outras informações. A formalização de candidaturas é efetuada em qualquer uma das três universidades envolvidas: Universidade da Beira Interior, Universidade do Minho e Universidade de Aveiro.

Vagas 20 (2017)
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais O Doutoramento em Marketing e Estratégia é um projeto que potencia as sinergias de três recentes, mas reconhecidas, instituições académicas nacionais: Universidades da Beira Interior, do Minho e de Aveiro.
Com o objetivo primordial de proporcionar aos candidatos uma visão do estado da arte sobre os avanços do conhecimento científico em Marketing e Estratégia, é um Programa de âmbito internacional único, completo e inovador, que privilegia o ensino em língua inglesa. É flexível, ao oferecer a possibilidade de desenvolvimento de estudos/investigação em regime de part time ou full time.
Estruturado em 6 semestres (180 ECTS), o Programa conjuga componentes estruturais do Marketing e da Estratégia e disciplinas opcionais aprofundadas de ambas as áreas, em dois momentos distintos: um primeiro ano de ensino e investigação, em calendário próprio das universidades organizadoras, e os dois últimos anos dedicados à definição e elaboração de uma tese original.
Competências Através do reforço de competências de investigação, análise, produção autónoma e criativa de conhecimento científico e sua disseminação na sociedade, os estudantes do Doutoramento em Marketing e Estratégia adquirem um desempenho académico e profissional que potencia largamente a sua carreira, nomeadamente, em cargos de relevo de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, ou enquanto reconhecidos líderes e gestores da sua ideia de negócio.
A aquisição de uma sólida formação teórica e empírica, com elevado grau de especialização no domínio do Marketing e da Estratégia e de cariz marcadamente internacional é a principal competência do Doutoramento.

Saídas Profissionais O Doutoramento em Marketing e Estratégia prepara os seus alunos para o desenvolvimento de investigação de forma autónoma nas áreas de Marketing e Estratégia bem como em áreas afins, como a Gestão ou a Economia. Os graduados podem fazer carreira académica internacional em universidades ou centros de investigação. Estão também preparados integrar o quadro de empresas, sejam PME ou multinacionais, que busquem profissionais com elevadíssimo grau de especialização nas áreas do Marketing e Estratégia.
Infraestruturas O Programa inclui uma parte escolar que decorre nas universidades envolvidas de acordo com um calendário pré-estabelecido. No que se refere à UBI, as aulas decorrem na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas a qual tem à disposição da comunidade académica as seguintes estruturas e equipamentos:
i) Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas;
ii) Bases de dados bibliográficas on-line (http://www.biblioteca.ubi.pt/Pagina/bases-de-dados);
iii) NECE-UBI, centro de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia;
iv) CEFAGE-UBI, pólo de centro de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia;
v) Ponto de acesso ao INE (Instituto Nacional de Estatística) e Centro de Documentação Europeia na Biblioteca Central;
vi) Salas de informática com software específico (R, SPSS, Amos, SmartPLS, EViews, Microfit) e hardware atualizado;
vii) Gabinetes com rede Wireless e pontos de rede;
viii) Espaço de investigação WorkIn@FCSH;
ix) Bar e snack-bar.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI
Regulation for the Doctoral Programme in Marketing and Strategy [EN]
PhD Guide Marketing and Strategy 2017/18 [EN]

Departamento de Gestão e Economia

Estrada do Sineiro, s/n
6200-209 Covilhã
275 329 164
4020

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Ricardo José de Ascensão Gouveia Rodrigues

Comissões

Comissão Científica
Ricardo José de Ascensão Gouveia Rodrigues
Helena Maria Batista Alves
Ana Maria Soares (UM)
José Carlos Pinho (UM)
Carlos Manuel Martins da Costa (UA)
António Carrizo Moreira (UA)

Comissão de Creditação
Ricardo José de Ascensão Gouveia Rodrigues
Helena Maria Batista Alves
Ana Maria Soares (UM)
José Carlos Pinho (UM)
Carlos Manuel Martins da Costa (UA)
António Carrizo Moreira (UA)
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-11-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.