Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing

Marketing

2º Ciclo     Departamento de Gestão e Economia

Informações Acesso Sobre Contactos Responsáveis Comissões
Ano:
Plano Nome
Plano de Estudos   Marketing

Informação

Rótulo Texto
Código DGES
9314
Área CNAEF 342 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 10167/2023
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 05-09-2019
Relatório de Autoavaliação
Registo DGES
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 120
Outras Informações Valor de Propina: Nacionais 1037.20€ / Internacionais 1.500€ (Formas e Prazos de Pagamento)
As aulas das unidades curriculares da área das Ciências Empresariais decorrem às 6ª feiras de tarde e sábados de manhã na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Pólo IV da UBI). As aulas das unidades curriculares pertencentes às outras áreas científicas (Comunicação; Design; etc.) decorrem no Pólo I da UBI - de 2ª a 6ª feira - em conformidade com os horários disponíveis no Balcão Virtual.
Rótulo Texto

Regime Geral de Acesso  

Rótulo Texto
Requisitos de Admissão

A admissão ao mestrado será feita de acordo com o artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março.
A formalização, bem como as regras de seriação de candidatura, o número de vagas e os prazos de candidatura ao mestrado serão fixados anualmente por despacho do Reitor da Universidade Beira Interior, nos termos do n.º 2 do artigo 1.º do Regulamento do Grau de Mestre da Universidade da Beira Interior.

Vagas 20 (2024)
Cálculo da Nota de Acesso Marketing 2024

Sobre

Rótulo Texto
Objetivos Gerais Os objectivos deste 2º ciclo de estudos, são de acordo com o preconizado pelo Tratado de Bolonha:
- Desenvolver a investigação na área de Marketing
- Proporcionar uma formação especializada para determinados sectores do mercado de trabalho,
especialmente nas do Marketing Público, Business-to-business, Internacional e Turismo, permitindo aos
alunos incrementar, de forma relevante, o seu desempenho profissional
- Dotar os alunos com técnicas e métodos de análise mais avançadas
- Estimular a reflexão e o espírito crítico estratégico dos alunos
- Fornecer capacidades para aplicar conceitos à análise de situações estruturais e conjunturais
- Promover o debate de ideias e a partilha de conhecimentos.
Competências As adquiridas no 1º ciclo, e ainda,
- Possuir conhecimentos aprofundados sobre áreas específicas do marketing
- Capacidade para desenvolver investigação aplicada em domínios particulares do marketing
- Capacidade para criar e desenvolver projectos em áreas específicas de marketing
- Capacidade para aplicar soluções criativas a novas situações
- Capacidade para analisar situações
- Capacidade para avaliar riscos
- Capacidade para sintetizar diversos pontos de vista
- Capacidade para averiguar causas e motivos
- Capacidade para propor planos de acção
- Capacidade de esforço e perseverança
- Capacidade para aprender
- Capacidade para manipular, interpretar e integrar diversas fontes de informação
- Capacidade de trabalhar autonomamente ou em grupo
- Capacidade de integrar conhecimentos
- Capacidade para desenvolver trabalho auto-orientado
- Capacidade de comunicar os seus conhecimentos a diversos públicos
Saídas Profissionais - Diretor de marketing
- Consultor de marketing
- Analista de mercados
- Produtor publicitário
- Gestor comercial
- Gestor de vendas
- Gestor de produto
- Gestor de clientes
- Media researcher
- Copywriter
- Gestor de loja
- Gestor de marketing direto
- Gestor de Web-marketing e comércio eletrónico
Adicionalmente foram recolhidos três testemunhos que validam a importância do curso de marketing para a persecução da sua atividade profissional:
Lília Barreiros Varejão, responsável pela Gestão de Contas, Produção e New Business na Lobby Productions: "O curso de marketing deu-me competências para conseguir analisar as necessidades dos clientes, de modo a poder apresentar-lhes propostas relevantes e adequadas para os seus negócios".
Maria Leonor Sena Figueiredo Esteves, responsável pelo Departamento da Qualidade da Torfal - “O curso de marketing aumentou de uma forma generalizada as minhas competências, embora possa destacar o desenvolvimento da minha capacidade de argumentação e de planeamento de projetos”.
José Miguel Cruz Azevedo, Junior Marketing Manager na Microsoft Corporation - "O curso de Marketing deu-me muitas das ferramentas necessárias para desempenhar as minhas funções numa das maiores empresas do mundo. Permitiu-me adquirir os fundamentos teóricos e as competências necessárias para superar os desafios que me são propostos diariamente".
Infraestruturas O Departamento de Gestão e Economia coloca à disposição de toda a comunidade académica as seguintes estruturas e equipamentos:
- Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas, com livros e revistas científicas especializadas nas áreas da Marketing e também em áreas complementares tais como: Economia, Gestão, Sociologia, Psicologia, e outras
- Bases de dados bibliográficas on-line: Biblioteca do Conhecimento on-line (B-On); Base de dados PROQUEST
- NECE (Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais) que constitui um centro de investigação onde é possível desenvolver investigações na área de marketing
- Ponto de acesso ao INE (Instituto Nacional de Estatística) e Centro de Documentação Europeia na Biblioteca Central
- Salas de Informática com software específico (SPSS, EViews, Amos, Microfit, ATLAS.TI, SmartPLS, CATI)
- Rede Wireless acessível em todo o campus.
- Bar/refeitório
- Sala de autoaprendizagem
- Equipamento de investigação avançada (eye tracking)
- Centro Multimédia
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI
Regulamento do Curso

Acordos Erasmus+

  • University of Namur • Bélgica • Duração: A
  • Universidad de Extremadura • Espanha • Duração: S
  • Universitat de Barcelona • Espanha • Duração: S
  • Universidad del Pais Vasco • Espanha • Duração: S
  • Universidad de Leon • Espanha • Duração: A
  • SSML CIELS • Itália • Duração: S
  • Sapienza Università di Roma • Itália • Duração: S
  • Universitá Degli Studi di Urbino Carlo Bc • Itália • Duração: A
  • South-East European University • Macedónia (antiga República Jugoslava da) • Duração: S
  • Czestochowa University of Techonology • Polónia • Duração: S
  • Stefan Cel Mare University of Suceava • Roménia • Duração: S
  • Transilvania University of Brasov • Roménia • Duração: S
  • University of Economics in Bratislava • Eslováquia • Duração: A
  • Erzincan University • Turquia • Duração: S
  • Dumlupinar University • Turquia • Duração: S
  • University of Applied Sciences Jena • Alemanha • Duração: A • Ver acordão

Departamento de Gestão e Economia

Estrada do Sineiro, s/n
6200-209 Covilhã
275 329 164
4026

Responsáveis

Foto Nome
Imagem d@ Vitor Manuel Pinto de Figueiredo  [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Vitor Manuel Pinto de Figueiredo
Foto Nome
 [Ficheiro Local]
Coordenador de Mobilidade
Cristina Maria Santos Estevão

Comissões

Comissão Científica
Vítor Manuel Pinto de Figueiredo
Paulo Alexandre de Oliveira Duarte
Arminda Maria Finisterra do Paço
Ricardo José de Ascenção Gouveia Rodrigues
Maria José Aguilar Madeira
Cristina Maria Santos Estevão

Comissão de Coordenação Pedagógica
Vítor Manuel Pinto de Figueiredo
Coordenadores Ano
Arminda Maria Finisterra do Paço (1º)
Ricardo José de Ascensão Gouveia Rodrigues (2º)
Delegados Ano
Bruna Videira Neiva (1º)
Afonso Mendes da Costa (2º)

Comissão de Creditação
Vítor Manuel Pinto de Figueiredo
Cristina Maria Santos Estêvão
Arminda Maria Finisterra do Paço
Ricardo José de Ascensão Gouveia Rodrigues
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.