Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing

Marketing

2º Ciclo     Departamento de Gestão e Economia

Plano de Estudos/Ramos   Marketing
Código DGES
9314
Área CNAEF 342 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 8987/2016 - DR 2.ª série, n.º 133, 13 julho
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Cr 45/2011, 13-07-2011
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 120
Outras Informações As aulas das unidades curriculares da área das Ciências Empresariais decorrem às 6ª feiras de tarde e sábados de manhã na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Pólo IV da UBI). As aulas das unidades curriculares pertencentes às outras áreas científicas (Comunicação; Design; etc.) decorrem no Pólo I da UBI - de 2ª a 6ª feira - em conformidade com os horários disponíveis no Balcão Virtual.

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

A admissão ao mestrado será feita de acordo com o artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março.
A formalização, bem como as regras de seriação de candidatura, o número de vagas e os prazos de candidatura ao mestrado serão fixados anualmente por despacho do Reitor da Universidade Beira Interior, nos termos do n.º 2 do artigo 1.º do Regulamento do Grau de Mestre da Universidade da Beira Interior.

Vagas 20 (2017)
Critérios de Seleção e Seriação Marketing 2017
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais Os objectivos deste 2º ciclo de estudos, são de acordo com o preconizado pelo Tratado de Bolonha:
- Desenvolver a investigação na área de Marketing
- Proporcionar uma formação especializada para determinados sectores do mercado de trabalho,
especialmente nas do Marketing Público, Business-to-business, Internacional e Turismo, permitindo aos
alunos incrementar, de forma relevante, o seu desempenho profissional
- Dotar os alunos com técnicas e métodos de análise mais avançadas
- Estimular a reflexão e o espírito crítico estratégico dos alunos
- Fornecer capacidades para aplicar conceitos à análise de situações estruturais e conjunturais
- Promover o debate de ideias e a partilha de conhecimentos.
Competências As adquiridas no 1º ciclo, e ainda,
- Possuir conhecimentos aprofundados sobre áreas específicas do marketing
- Capacidade para desenvolver investigação aplicada em domínios particulares do marketing
- Capacidade para criar e desenvolver projectos em áreas específicas de marketing
- Capacidade para aplicar soluções criativas a novas situações
- Capacidade para analisar situações
- Capacidade para avaliar riscos
- Capacidade para sintetizar diversos pontos de vista
- Capacidade para averiguar causas e motivos
- Capacidade para propor planos de acção
- Capacidade de esforço e perseverança
- Capacidade para aprender
- Capacidade para manipular, interpretar e integrar diversas fontes de informação
- Capacidade de trabalhar autonomamente ou em grupo
- Capacidade de integrar conhecimentos
- Capacidade para desenvolver trabalho auto-orientado
- Capacidade de comunicar os seus conhecimentos a diversos públicos
Saídas Profissionais - Diretor de marketing
- Consultor de marketing
- Analista de mercados
- Produtor publicitário
- Gestor comercial
- Gestor de vendas
- Gestor de produto
- Gestor de clientes
- Media researcher
- Copywriter
- Gestor de loja
- Gestor de marketing direto
- Gestor de Web-marketing e comércio eletrónico
Adicionalmente foram recolhidos três testemunhos que validam a importância do curso de marketing para a persecução da sua atividade profissional:
Lília Barreiros Varejão, responsável pela Gestão de Contas, Produção e New Business na Lobby Productions: "O curso de marketing deu-me competências para conseguir analisar as necessidades dos clientes, de modo a poder apresentar-lhes propostas relevantes e adequadas para os seus negócios".
Maria Leonor Sena Figueiredo Esteves, responsável pelo Departamento da Qualidade da Torfal - “O curso de marketing aumentou de uma forma generalizada as minhas competências, embora possa destacar o desenvolvimento da minha capacidade de argumentação e de planeamento de projetos”.
José Miguel Cruz Azevedo, Junior Marketing Manager na Microsoft Corporation - "O curso de Marketing deu-me muitas das ferramentas necessárias para desempenhar as minhas funções numa das maiores empresas do mundo. Permitiu-me adquirir os fundamentos teóricos e as competências necessárias para superar os desafios que me são propostos diariamente".
Infraestruturas O Departamento de Gestão e Economia coloca à disposição de toda a comunidade académica as seguintes estruturas e equipamentos:
- Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas, com livros e revistas científicas especializadas nas áreas da Marketing e também em áreas complementares tais como: Economia, Gestão, Sociologia, Psicologia, e outras
- Bases de dados bibliográficas on-line: Biblioteca do Conhecimento on-line (B-On); Base de dados PROQUEST
- NECE (Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais) que constitui um centro de investigação onde é possível desenvolver investigações na área de marketing
- Ponto de acesso ao INE (Instituto Nacional de Estatística) e Centro de Documentação Europeia na Biblioteca Central
- Salas de Informática com software específico (SPSS, EViews, Amos, Microfit, ATLAS.TI, SmartPLS, CATI)
- Rede Wireless acessível em todo o campus.
- Bar/refeitório
- Sala de autoaprendizagem
- Equipamento de investigação avançada (eye tracking)
- Centro Multimédia
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI
Regulamento do 2º Ciclo - Mestrado em Marketing

Departamento de Gestão e Economia

Estrada do Sineiro, s/n
6200-209 Covilhã
275 329 164
4020

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Arminda Maria Finisterra do Paço
Coordenador de Mobilidade
Paulo Gonçalves Pinheiro

Comissões

Comissão Científica
Arminda Maria Finisterra do Paço
Mário Lino Barata Raposo
Helena Maria Batista Alves
Ricardo José de Ascenção Gouveia Rodrigues
Paulo Alexandre de Oliveira Duarte
Mário José Baptista Franco

Comissão de Coordenação Pedagógica
Arminda Maria Finisterra do Paço
Coordenadores Ano
Paulo Alexandre de Oliveira Duarte (1º)
Ricardo José de Ascenção Gouveia Rodrigues (2º)
Delegados Ano
Raquel Alexandra Correia Gomes (1º)
Tainah Fuligno Ferreira (2º)

Comissão de Creditação
Arminda Maria Finisterra do Paço
Paulo Gonçalves Pinheiro
Paulo Alexandre de Oliveira Duarte
Ricardo José de Ascenção Gouveia Rodrigues
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.