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Branding e Design de Moda

2º Ciclo     Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis

Plano de Estudos/Ramos   Branding e Design de Moda

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

Os candidatos devem satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos específicos aplicáveis e respeitar pelo menos uma das alternativas expressas nas alíneas seguintes:
a) Possuir o grau de licenciado nas áreas de Marketing, Publicidade, Design ou Fotografia e áreas afins, obtido em Instituições nacionais ou estrangeiras;
b) Possuir outra licenciatura ou ser detentor de um currículo académico e profissional que demonstre uma adequada base científica para a frequência do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre.

Vagas 25 (2017)
Critérios de Seleção e Seriação Branding e Design de Moda 2017
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais 1. Satisfazer uma área de actividade profissional, relacionando o design de moda com o branding, carenciada em Portugal e na Europa, devido ao crescimento da terciarização do negócio da moda
2. Ensino/aprendizagem de natureza multidisciplinar, envolvendo áreas científicas de design de moda, marketing e branding, ciência e tecnologia têxteis e ciências sociais e humanas
3. Integrar as competências das instituições proponentes do curso, design de moda (UBI) e marketing e branding (IADE), para optimizar as sinergias e os resultados da formação, melhorando a profissionalização na área da moda
4. Desenvolver uma área de investigação multidisciplinar, incentivando o espírito investigador, quer na dissertação, quer criando apetência para estudos de 3º Ciclo
5. Aproveitar a possibilidade dos alunos estudarem junto da indústria de moda e do mercado consumidor e cosmopolita, enriquecendo o seu perfil profissional, assente no conhecimento científico e multicultural e na prática experimental
Competências No final do curso o estudante deve:
1. Ter capacidade de explorar os conhecimentos sobre a forma de pensar do ser humano para construir estratégias para gestão emocional das marcas de moda.
2. Saber interpretar as tendências do mercado e do comportamento do consumidor, de modo a poder estabelecer co-relação entre os processos racionais e emocionais, para melhorar a qualidade das actividades de designer ou gestor de marca.
3. Ser capaz de utilizar as metodologias de projecto de branding e design de moda, estruturando as estratégias das etapas do processo criativo de gestão da marca, de design de moda e desenvolvimento de produto.
4. Ter capacidade de gerir um projecto integrado de marketing, design e publicidade, com foco no consumidor, a partir do ‘DNA’ da marca, seja ela nova ou em re-branding, numa perspectiva exploratória, inovadora e de criatividade.
5. Ter capacidade para a avaliação de uma marca, podendo sugerir, dentro da ética profissional, novos posicionamento, acções publicitárias, design e mix de produtos, entre outras.
Saídas Profissionais A atividade profissional dos Mestres em Branding e Design de Moda implementa os conceitos de marketing, design e comunicação, reveste-se da forma de consultoria ou inserida em empresas comerciais ou industriais e assenta na:
- Criação e gestão de marcas de moda no mercado contemporâneo,
- Produção de moda,
- Elaboração de coleções de moda com foco no mercado,
- Sourcing de produtos para coleções de moda.
Este 2º ciclo de estudos permite ainda transferir competências para prosseguir:
- Carreira docente e de investigação nas áreas afetas ao branding e design de moda,
- Estudos com a frequência do 3º ciclo de estudos - Doutoramento.
Infraestruturas O Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI dispõe de laboratórios e oficinas, que permitem a conceção, experimentação e concretização de projetos de design de moda:
Atelier Fiação e não-tecidos
Atelier Tecelagem e Malhas
Lab Tinturaria, estampagem e acabamento
Atelier Modelagem e confeção
Lab CAD
Lab Ensaios físicos de fibras e fios
Lab Ensaios físicos de têxteis laminares.
A UBI dispõe ainda de espaços letivos, Bibliotecas e Centro de Informática.

Instalações da ESMP/IADE:
Agência escola
Studio lab de comunicação para os alunos da ESMP.
Biblioteca António Quadros
Compreende atualmente cerca de 8000 títulos monográficos e cerca de 60 títulos de publicações periódicas, das quais 20 são publicações estrangeiras.
Laboratório de Fotografia, Laboratório de Audiovisuais e Laboratório Digital
Dispõem de estrutura tecnológica de apoio a todos os alunos e professores em atividades multimídia.
IADE Chiado Center
Centro cultural que oferece 6 salas de aula distintas.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis

Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
275 319 825
3012
275 319 723

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Maria Madalena Rocha Pereira
Coordenador/a de Curso no IADE
Fernando Oliveira
Coordenador de Mobilidade
Maria Madalena Rocha Pereira

Comissões

Comissão Científica
Maria Madalena Rocha Pereira
Manuel José dos Santos Silva
Rui Alberto Lopes Miguel
Carlos Miranda Duarte (UE-IADE)
Maria Theresa Figueiredo Beco Lobo (UE-IADE)
Fernando Jorge Matias Sanches Oliveira (UE-IADE)

Comissão de Coordenação Pedagógica
Coordenadores Ano
Delegados Ano

Comissão de Creditação
Maria Madalena Rocha Pereira
Rui Alberto Lopes Miguel
Maria Theresa Figueiredo Beco Lobo (UE-IADE)
Fernando Jorge Matias Sanches Oliveira (UE-IADE)
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2015-07-03
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