Objetivos Gerais
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1. Satisfazer uma área de actividade profissional, relacionando o design de moda com o branding, carenciada em Portugal e na Europa, devido ao crescimento da terciarização do negócio da moda 2. Ensino/aprendizagem de natureza multidisciplinar, envolvendo áreas científicas de design de moda, marketing e branding, ciência e tecnologia têxteis e ciências sociais e humanas 3. Integrar as competências das instituições proponentes do curso, design de moda (UBI) e marketing e branding (IADE), para optimizar as sinergias e os resultados da formação, melhorando a profissionalização na área da moda 4. Desenvolver uma área de investigação multidisciplinar, incentivando o espírito investigador, quer na dissertação, quer criando apetência para estudos de 3º Ciclo 5. Aproveitar a possibilidade dos alunos estudarem junto da indústria de moda e do mercado consumidor e cosmopolita, enriquecendo o seu perfil profissional, assente no conhecimento científico e multicultural e na prática experimental |
Competências
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No final do curso o estudante deve: 1. Ter capacidade de explorar os conhecimentos sobre a forma de pensar do ser humano para construir estratégias para gestão emocional das marcas de moda. 2. Saber interpretar as tendências do mercado e do comportamento do consumidor, de modo a poder estabelecer co-relação entre os processos racionais e emocionais, para melhorar a qualidade das actividades de designer ou gestor de marca. 3. Ser capaz de utilizar as metodologias de projecto de branding e design de moda, estruturando as estratégias das etapas do processo criativo de gestão da marca, de design de moda e desenvolvimento de produto. 4. Ter capacidade de gerir um projecto integrado de marketing, design e publicidade, com foco no consumidor, a partir do ‘DNA’ da marca, seja ela nova ou em re-branding, numa perspectiva exploratória, inovadora e de criatividade. 5. Ter capacidade para a avaliação de uma marca, podendo sugerir, dentro da ética profissional, novos posicionamento, acções publicitárias, design e mix de produtos, entre outras. |
Saídas Profissionais
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A atividade profissional dos Mestres em Branding e Design de Moda implementa os conceitos de marketing, design e comunicação, reveste-se da forma de consultoria ou inserida em empresas comerciais ou industriais e assenta na: - Criação e gestão de marcas de moda no mercado contemporâneo, - Produção de moda, - Elaboração de coleções de moda com foco no mercado, - Sourcing de produtos para coleções de moda. Este 2º ciclo de estudos permite ainda transferir competências para prosseguir: - Carreira docente e de investigação nas áreas afetas ao branding e design de moda, - Estudos com a frequência do 3º ciclo de estudos - Doutoramento. |
Infraestruturas
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O Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI dispõe de laboratórios e oficinas, que permitem a conceção, experimentação e concretização de projetos de design de moda: Atelier Fiação e não-tecidos Atelier Tecelagem e Malhas Lab Tinturaria, estampagem e acabamento Atelier Modelagem e confeção Lab CAD Lab Ensaios físicos de fibras e fios Lab Ensaios físicos de têxteis laminares. A UBI dispõe ainda de espaços letivos, Bibliotecas e Centro de Informática.
Instalações da ESMP/IADE: Agência escola Studio lab de comunicação para os alunos da ESMP. Biblioteca António Quadros Compreende atualmente cerca de 8000 títulos monográficos e cerca de 60 títulos de publicações periódicas, das quais 20 são publicações estrangeiras. Laboratório de Fotografia, Laboratório de Audiovisuais e Laboratório Digital Dispõem de estrutura tecnológica de apoio a todos os alunos e professores em atividades multimídia. IADE Chiado Center Centro cultural que oferece 6 salas de aula distintas. |