Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biotecnologia

Biotecnologia

2º Ciclo     Departamento de Química

Plano de Estudos/Ramos   Biotecnologia

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

São admitidos alunos com o 1.º ciclo completo em Biotecnologia ou em cursos de áreas afins como Bioquímica, Ciências Biomédicas e Química Industrial. Poderão também ser admitidos outros licenciados, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base ou licenciados de cursos anteriores a Bolonha, equivalentes aos já referidos, aos quais poderão ser concedidas equivalências a algumas unidades curriculares, após uma análise curricular a efetuar pela Comissão de Curso.

Vagas 25 (2017)
Critérios de Seleção e Seriação Biotecnologia 2017
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais O 2º Ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Biotecnologia tem como objetivo fornecer uma formação avançada, multidisciplinar e integrada na área da Biotecnologia, proporcionando um conhecimento aprofundado dos processos biológicos bem como das suas possíveis aplicações em áreas como a saúde, o ambiente e alimentar. Este 2º Ciclo tem ainda como objetivo o desenvolvimento de competências práticas avançadas e de investigação, formando profissionais bem treinados no campo da biotecnologia, com espírito crítico e empreendedor, com capacidade para identificar problemas e encontrar, de forma autónoma, soluções práticas e inovadoras no desenvolvimento de produtos, bens e serviços na área da Biotecnologia e afins. Os objetivos deste Ciclo visam responder à crescente necessidade de profissionais com formação avançada em Biotecnologia bem como contribuir para aplicação prática dos novos conhecimentos produzidos pela investigação básica e transferência de soluções para a indústria.
Competências O 2º Ciclo em Biotecnologia desenvolve nos estudantes competências científicas e técnicas avançadas nas diferentes áreas da Biotecnologia, dotando-os de capacidade para desenvolver ou otimizar processos com base numa visão global e integradora. Os estudantes que concluem o 2º ciclo serão capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de questões específicas, nomeadamente situações novas em contextos alargados e multidisciplinares. O 2º Ciclo promove ainda a aquisição de competências transversais, tais como o desenvolvimento do espírito empreendedor; capacidade de utilizar sistemas e ferramentas informáticas e análise estatística na recolha e processamento de dados; capacidade de planear, realizar e analisar criticamente os resultados obtidos e propor soluções para os problemas encontrados através da consulta de diferentes tipos de literatura científica disponível; desenvolvimento de trabalho de equipa de acordo com princípios éticos e competências de comunicação.

Saídas Profissionais Os estudantes formados no Mestrado em Biotecnologia serão capazes de responder aos desafios colocados por um sector em grande desenvolvimento, a nível nacional e internacional, estabelecendo a ligação entre a investigação laboratorial e as atividades industriais e comerciais.
A abrangência da sua formação proporcionará aos Mestres em Biotecnologia saídas profissionais diversificadas, tanto industriais como de serviços, desde as indústrias farmacêutica, agroalimentar à área ambiental ou afins, abrangendo as áreas de investigação e desenvolvimento tecnológico, produção, controlo de qualidade, regulamentação, transferência de tecnologia, serviços comerciais e gestão.
Infraestruturas Das principais instalações devem ser destacadas as salas de aulas e anfiteatros que permitem a realização
das aulas de carácter magistral, tutorial ou seminários, com o material informático adequado. Os laboratórios
existentes nos diferentes departamentos garantem o desenvolvimento das aulas práticas laboratoriais, para
que os alunos relacionem conceitos teóricos e práticos. Os laboratórios de investigação possuem o material e
equipamento necessários ao desenvolvimento de projectos de investigação e possibilitam o contacto dos
estudantes com as equipas e trabalhos interdisciplinares, durante a realização do 2ºciclo de Biotecnologia. O
Centro de óptica, centro de informática, salas de computadores e bibliotecas apresentam condições e
equipamentos actualizados importantes na formação dos alunos. Dentro das instalações físicas podem ser
ainda destacados os bares, cantinas, residências para estudantes, centro médico, e pavilhão gimnodesportivo
de acesso livre aos estudantes.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Departamento de Química

Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
275 242 021
1452
275 319 730

Responsáveis

Sem Fotografia
Diretor/a de Curso
Fernanda da Conceição Domingues
Sem Fotografia
Coordenador de Mobilidade
Maria José Alvelos Pacheco

Comissões

Comissão Científica
Fernanda da Conceição Domingues
Ana Cristina Mendes Dias Cabral
Fani Pereira de Sousa
Luís António Paulino Passarinha
Maria José Aguilar Madeira
Paulo André Pais Fazendeiro

Comissão de Coordenação Pedagógica
Fernanda da Conceição Domingues
Coordenadores Ano
Fani Pereira de Sousa (1º)
Luís António Paulino Passarinha (2º)
Delegados Ano
Ana Sofia Ferreira Alves Marques da Silva (1º)
João Miguel Carvalho Freire Boga (2º)

Comissão de Creditação
Fernanda da Conceição Domingues
Fani Pereira de Sousa
Maria José Aguilar Madeira
Maria José Alvelos Pacheco
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.