Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Faculdades
  3. Faculdade de Artes e Letras

Faculdade de Artes e Letras

Contactos

Rua Marquês D'Ávila e Boloma, 6201-001 Covilhã
275242022
1200
40.2766187 -7.5097298

Facebook

Img:

Criada em setembro de 2000, a Faculdade de Artes e Letras (FAL) da UBI localiza-se nas antigas instalações da Real Fábrica de Panos, fundada pelo Marquês de Pombal em 1764, paredes meias com um dos núcleos do Museu de Lanifícios. Esta localização é, desde logo, sintomática do objetivo da FAL, de combinar tradição e modernidade, história e futurismo.

Nascida de um conceito original na academia portuguesa da época, e que hoje tende a generalizar-se, a FAL engloba áreas tradicionais das Letras, como sejam as Línguas e Culturas Portuguesas, Inglesas e Espanholas, ou a Filosofia; áreas das Artes contemporâneas, como o Design ou o Cinema; e áreas mais transversais como as Ciências da Comunicação, com as suas vertentes de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas.

Estas áreas desdobram-se em cursos de licenciatura/1º ciclo, de mestrado/2º ciclo e de doutoramento/3º ciclo, nos quais se procura conciliar ensino e investigação, ainda que com pesos diferentes nos vários ciclos – um maior peso do ensino nos cursos de 1º ciclo e da investigação nos cursos de 3º ciclo. Para além dos cursos formais, a FAL oferece, no seu Laboratório de Línguas, cursos livres de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Alemão, assegurando ainda o ensino de Português para estrangeiros, incluindo os estudantes Erasmus, mas não só.

O ensino é assegurado por um corpo docente bastante jovem, maioritariamente doutorado.

A investigação é feita no âmbito da Unidade de I&D LABCOM.IFP - Comunicação, Filosofia e Humanidades, financiada pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia e avaliada com a classificação de Muito Bom. Há ainda docentes/investigadores da FAL que pertencem a Unidades de I&D de outras Universidades, avaliadas com Muito Bom ou Excelente. As atividades de investigação quotidianas são complementadas com a organização de eventos científicos como os congressos (mais espaçados) ou as já célebres “jornadas” (de realização praticamente mensal), mobilizando investigadores nacionais e estrangeiros.

Para materializar as suas atividades de ensino e investigação, e decorrente de uma filosofia pedagógica que visa a interligação entre a teoria e a prática, o saber e o saber-fazer, a FAL possui instalações e equipamentos apropriados, de que se destacam o estúdio de televisão, o estúdio de som, o estúdio de rádio, o laboratório multimédia, cinubiteca (sala de cinema) e o já referido laboratório de línguas. A estas instalações e equipamentos junta-se um fundo bibliográfico muito significativo na Biblioteca Central, e que cobre as várias áreas de ensino e de investigação da FAL.

Presidência

Joaquim Mateus Paulo Serra
Presidente da Faculdade de Artes e Letras
pserraðubi÷pt
275242022
1200
Alexandre António da Costa Luis
Vice-Presidente da Faculdade de Artes e Letras
aluisðubi÷pt
1254
Anabela Maria Gradim Alves
Vice-Presidente da Faculdade de Artes e Letras
agradimðubi÷pt
3108

Secretariado

Mércia Leitao Paiva Cabral Pires
Secretariado da Faculdade de Artes e Letras
merciaðubi÷pt
275242023
1201

Corpo Técnico

Sem Fotografia
José Manuel Giménez
Assistente Convidado/a
Data da última atualização: 13-04-2017
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.