Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Responsabilidade Social
  3. Iniciativas solidárias

Iniciativas solidárias

 

Torneio Intercursos UBI CUP

O Torneio Intercursos UBI CUP é uma organização dos Serviços de Acção Social da Universidade da Beira Interior (SASUBI), da Associação Académica da UBI (AAUBI) e do Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto da UBI (DESPUBI).

Esta é uma iniciativa de responsabilidade social e tem como objetivo a angariação de bens alimentares para apoio a alunos carenciados da UBI.

O evento decorrerá entre 7 e 24 de maio e é constituído pelas seguintes modalidades:
> Andebol
> Basquetebol
> Futsal
> Voleibol

Mais informação: https://www.facebook.com/events/203332513610823/

Ubianas celebram 25 de Abril com idosos

Três alunas da UBI abraçaram a ideia de organizar uma atividade para celebrar o 25 de Abril no Lar de São José.

A iniciativa realizou-se a 24 de abril, véspera do Dia da Liberdade, depois de a ideia ter surgido na disciplina de Programação e Organização de Eventos Culturais, do 3º ano do curso de Ciências da Cultura, frequentada por Carla Jorge, Jéssica Costa e Marília Almeida, as três estudantes que assumiram a realização da iniciativa.

Apesar da estranheza constante por parte dos idosos, muitos foram os que participaram, mesmo que com algumas dificuldades. “A atividade baseou-se em trabalhos manuais. Fizemos uns pequenos teares de cartão e uns crachás em forma de cravos. O objetivo era tentar pegar na história de carácter têxtil da cidade da Covilhã, e interligá-la com a atividade”, explica Jéssica Costa, uma das organizadoras.

[Notícia completa]

“Já Li… Vou dar” distribui livros em segunda mão

A Biblioteca da Universidade da Beira Interior (UBI), em parceria com a Associação AJAS, Lapa dos Penedos Altos, Escola Pêro da Covilhã e a Biblioteca da ESTGV (Politécnico de Viseu) desenvolve a iniciativa “Já Li… Vou dar”.
 
Através desta ação são recolhidos livros escolares para serem reutilizados por quem deles mais precisa, tendo já feito chegar a algumas comunidades dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa mais de 2000 manuais escolares.
 

Projeto “Dar & Receber” promoveu recolha de bens para estudantes carenciados

O projeto “Dar & Receber” organizou nos meses de outro e novembro de 2017 uma recolha de roupa e produtos de higiene pessoal para apoiar estudantes com dificuldades financeiras. A campanha teve a colaboração de associações como a AJAS, a AAUBI e a Happy Wish.

O projeto “Dar & Receber”, integrado nas atividades do GAP - Gabinete de Apoio Psicológico, tem como objetivo apoiar todos os estudantes da UBI que se confrontem com dificuldades financeiras, incluindo os estudantes provenientes de programas de mobilidade e cooperação. Destina-se a colmatar algumas das suas carências/necessidades, tentando assim proporcionar algum apoio individual complementar.

Workshop solidário LEO Clube da Covilhã

O LEO Clube da Covilhã promoveu em março dois workshops: de Automaquilhagem e de Expressão Dramática. As formações decorreram na Biblioteca Central da UBI.

Estes workshops têm sido realizados nos últimos anos na UBI, sobre diferentes temáticas, com o objetivo de angariação de fundos para fins solidários. Este ano o montante recolhido foi doado ao Hospital de Dia do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Cova da Beira, com vista à aquisição de materiais para as diversas atividades aí desenvolvidas.

Na próxima quarta-feira, dia 21 de março, há um novo workshop, desta vez dedicado ao tema. Terá início às 18h30, iguialmetne na Biblioteca Central da UBI.

O LEO Clube da Covilhã insere-se no Movimento LEO, movimento jovem internacional de solidariedade, associado ao Movimento Solidário Lyons, e procura, através de diversas atividades, levar a cabo um plano interventivo na comunidade, nomeadamente com a organização de variados eventos, sempre em prol de uma boa causa.

“Semana Solidária” da AJAS – Associação de Jovens para a Ação Solidária

A AJAS – Associação de Jovens para a Ação Solidária promoveu a “Semana Solidária” entre os dias 6 e10 de março. O organismo colaborou com entidades do setor social, que desenvolvem trabalho junto de crianças, idosos e pessoas carenciadas.

O programa da iniciativa incluiu ações no Lar da Santa Casa da Misericórdia, uma triagem de roupa na Loja Social da Santa Casa da Misericórdia e foi dado apoio ao trabalho da REFOOD. Ainda no âmbito da “Semana Solidária”, foi feita a pintura de um mural interno no infantário “O meu cantinho”, no Teixoso.

Vestidos criados na UBI vão ser entregues a jovens em África

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a expor os vestidos que foram criados na segunda edição do projecto “Xi-Coração”, desenvolvido na Unidade Curricular Design de Vestuário do curso de 1.º Ciclo de Design de Moda. As peças podem ser apreciadas na Galeria da Real Fábrica de Panos, até perto do final de janeiro do próximo ano, antes de embarcarem para África, onde serão distribuídas em orfanatos pela Organização Não-Governamental “Little Dresses for Africa”.

Mais informação
Notícia Portal da UBI

Campanha Solidária “Entra na onda, ARREDONDA”

A AJAS - Associação de Jovens para a Ação Solidária, em parceria com os Serviços de Ação Social da Universidade da Beira Interior, promovem a campanha “Entra na onda, ARREDONDA”. 

A iniciativa visa sensibilizar toda a comunidade académica para fazer pequenos arredondamentos nas suas despesas diárias nos bares da universidade, doando o seu troco. O dinheiro angariado será utilizado para fazer cabazes alimentares a reverter para os alunos carenciados a entregues antes do Natal.

“Entra na onda, ARREDONDA” começa a 20 de novembro e prolonga-se até 15 de dezembro de 2017.

Campanha “Biblioteca Solidária Com as Vítimas dos Incêndios” 

Baseada no conceito de Responsabilidade Social e na linha de compromisso com a comunidade regional, decorre de 9 a 26 de novembro de 2017 a ação “Biblioteca Solidária Com as Vítimas dos Incêndios”.

Mais informação: biblioteca@ubi.pt

RENASCER - Campanha de recolha de bens para lesados dos incêndios

Os núcleos de estudantes e núcleos culturais, com apoio da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, levam a cabo uma campanha de recolha de bens. Com a designação de “Renascer” a iniciativa pretende ajudar os lesados nos incêndios.

A campanha decorre de 6 a 19 de novembro de 2017, exceto fins-de-semana, em todas as faculdade da UBI.

Mais informação: Campanha Renascer 

 

 

Data da última atualização: 03-06-2018
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.