Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Artigo de investigadores da UBI vence Prémio Nacional de Inovação

Artigo de investigadores da UBI vence Prémio Nacional de Inovação

  2 de fevereiro de 2018  

Img:

O trabalho é da autoria de Dina Pereira e João Leitão.

“Absorptive Capacity and Firms' Generation of Innovation: Revisiting Zahra and George's Model”, da autoria de Dina Pereira e João Leitão, investigadores da Universidade da Beira Interior, C-MAST, UBI e do CEG-IST, Universidade de Lisboa, foi um dos quatro artigos vencedores do Prémio Nacional de Inovação. A apresentação do trabalho vai ser feita publicamente no próximo dia 27 de fevereiro, na Universidade de Aveiro, na conferência a esse propósito organizada pela Agência Nacional de Inovação (ANI), Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e Universidade de Aveiro.

O artigo de Dina Pereira e João Leitão foi avaliado e premiado no âmbito do convite lançado pelo GEE e pela ANI à submissão de artigos científicos sobre a economia portuguesa que contribuíssem para a identificação de problemas e para a implementação de soluções de política económica em Portugal na área da Inovação Baseada no Conhecimento, nomeadamente a Valorização e Transferência de Tecnologia, a Inovação Colaborativa e o Empreendedorismo de Base Tecnológica.

No artigo, os autores analisam um conjunto selecionado de indicadores internos ao nível organizacional, que medem a capacidade de absorção da empresa e um conjunto de fatores de ligação, utilizando duas subamostras de empresas industriais e de serviços com sede fiscal em Portugal, que participaram no Community Innovation Survey de 2010 (CIS 2010). Os resultados obtidos na abordagem empírica revelam que as atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) desenvolvidas intramuros, a aquisição de atividades de I&D desenvolvidas extramuros, bem como a aquisição de conhecimento externo (isto é, equipamentos, software, licenças e treino específico dos funcionários em atividades de inovação) afetam a geração de inovação das empresas, de modo diferenciado nas duas subamostras sob análise, o que proporciona um conjunto de novas implicações para a política de ciência e tecnologia e de inovação.

A conferência de apresentação dos trabalhos vencedores e de atribuição do prémio, agendada para as 16h30 do dia 27 de fevereiro, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro, contará com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Partilhar

Data da última atualização: 2018-02-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.