Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Artigo de investigadores da UBI vence Prémio Nacional de Inovação

Artigo de investigadores da UBI vence Prémio Nacional de Inovação

  02 de fevereiro de 2018  

Img:

O trabalho é da autoria de Dina Pereira e João Leitão.

“Absorptive Capacity and Firms' Generation of Innovation: Revisiting Zahra and George's Model”, da autoria de Dina Pereira e João Leitão, investigadores da Universidade da Beira Interior, C-MAST, UBI e do CEG-IST, Universidade de Lisboa, foi um dos quatro artigos vencedores do Prémio Nacional de Inovação. A apresentação do trabalho vai ser feita publicamente no próximo dia 27 de fevereiro, na Universidade de Aveiro, na conferência a esse propósito organizada pela Agência Nacional de Inovação (ANI), Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e Universidade de Aveiro.

O artigo de Dina Pereira e João Leitão foi avaliado e premiado no âmbito do convite lançado pelo GEE e pela ANI à submissão de artigos científicos sobre a economia portuguesa que contribuíssem para a identificação de problemas e para a implementação de soluções de política económica em Portugal na área da Inovação Baseada no Conhecimento, nomeadamente a Valorização e Transferência de Tecnologia, a Inovação Colaborativa e o Empreendedorismo de Base Tecnológica.

No artigo, os autores analisam um conjunto selecionado de indicadores internos ao nível organizacional, que medem a capacidade de absorção da empresa e um conjunto de fatores de ligação, utilizando duas subamostras de empresas industriais e de serviços com sede fiscal em Portugal, que participaram no Community Innovation Survey de 2010 (CIS 2010). Os resultados obtidos na abordagem empírica revelam que as atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) desenvolvidas intramuros, a aquisição de atividades de I&D desenvolvidas extramuros, bem como a aquisição de conhecimento externo (isto é, equipamentos, software, licenças e treino específico dos funcionários em atividades de inovação) afetam a geração de inovação das empresas, de modo diferenciado nas duas subamostras sob análise, o que proporciona um conjunto de novas implicações para a política de ciência e tecnologia e de inovação.

A conferência de apresentação dos trabalhos vencedores e de atribuição do prémio, agendada para as 16h30 do dia 27 de fevereiro, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro, contará com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Partilhar

Data da última atualização: 2018-02-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.