3. Projeto aprovado para mitigar o risco de desastres naturais em África

Projeto aprovado para mitigar o risco de desastres naturais em África

•   19 de março de 2018

A UBI vai liderar o SUGGEST-AFRICA, financiado pela FCT e pela Aga Kahn Network Development.

Ficheiro com o nome: africa

A Universidade da Beira Interior (UBI) viu aprovado um financiamento de 299.278,74 mil euros da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e da Aga Kahn Development Network para um projeto de cooperação com instituições africanas visando a mitigação do risco de desastres naturais.

O Projecto SUGGEST-AFRICA é uma parceria com os institutos geográficos e cartográficos de Moçambique (CENACARTA), Angola (IGCA) e Nigéria (OSGoF), os serviços meteorológicos de Angola (INAMET) e Moçambique (INAM) e os serviços geológicos de Moçambique (INAMI).

O projeto será liderado pelo docente do Departamento de Informática, Rui Fernandes, investigador do SEGAL (UBI/IDL), e contempla a melhoria da infraestrutura de observação geodésica e meteorológica, e será uma plataforma para a integração de dados, produtos e competências. Será dada particular atenção ao impacto da subida do nível do mar nas regiões costeiras, à monitorização de eventos meteorológicos extremos, e à avaliação da perigosidade sísmica.

O projeto SUGGEST-AFRICA beneficia da participação da UBI no C4G - Colaboratório para as Geociências, uma infraestrutura do Roteiro Estratégico da FCT.

SEGAL
Colaboratório para as Geociências C4G