O Departamento de Informática da UBI foi criado em 30 de outubro de 2000, a partir da cisão do então designado Departamento de Matemática / Informática em dois departamentos: O Departamento de Informática e o Departamento de Matemática. À data da sua criação, o Departamento de Informática integrou a Faculdade de Ciências (na altura designada por UCP de Ciências Exatas), à qual pertencia o anterior Departamento de Matemática/Informática. Em 2002, O Departamento de Informática foi transferido da Faculdade de Ciências para a Faculdade de Engenharia, por esta enquadrar de forma mais adequada o ensino na área da engenharia informática.
O Departamento de Informática desenvolve as suas atividades em torno das matérias científicas e técnicas que são abrangidas pela classificação dos Corpos de Conhecimento dos Computing Curricula 2001 – Computer Science da ACM (Association for Computing Machinery) e da IEEE Computer Society e que foram considerados na caracterização das áreas científicas de Informática em que o Departamento se envolve:
Fundamentos de Programação
Algoritmos e Complexidade
Linguagens de Programação
Arquitetura e Organização de Computadores
Sistemas Operativos
Computação Centrada na Rede
Interação Humana com o Computador
Computação Gráfica e Visual
Sistemas Inteligentes
Engenharia de Software
Sistemas de Informação
Aspetos Sociais e Profissionais da Informática
O projeto educativo, científico e cultural da UBI na área da informática teve início no ano letivo de 1983/1984, em torno da licenciatura em Matemática/Informática, o qual, a partir de 1998/1999, incluiu também a licenciatura em Ensino da Informática. A licenciatura em Engenharia Informática entrou em funcionamento progressivo a partir do ano letivo de 2001/2002, após suspensão da entrada de alunos na licenciatura em Matemática/Informática. O mestrado em Engenharia Informática entrou em funcionamento progressivo a partir do ano letivo de 2003/2004. Apesar de a UBI conferir os graus de doutor em Informática e em Engenharia Informática desde 1993, a primeira tese de doutoramento nestas áreas data de setembro de 2000. Presentemente, existem já dezenas de alunos graduados e bastantes outros matriculados no curso de doutoramento.
O Departamento de Informática é responsável por três licenciaturas, um mestrados e um doutoramento, todos adequados ou criados no âmbito do Processo de Bolonha, e creditados pelo período máximo após avaliação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
1º Ciclo em Engenharia Informática
1º Ciclo em Informática Web, Móvel e na Nuvem
1º Ciclo em Inteligência Artificial e Ciência de Dados
1º Ciclo de Computação Criativa e Realidade Virtual
2º Ciclo em Engenharia Informática
3º Ciclo em Engenharia Informática
Cursos não conferentes de Grau
O Departamento tem por missão a excelência no ensino e na investigação científica na área da informática e o apoio à comunidade, num quadro de referência internacional. Ainda, o Departamento de Informática procura privilegiar a inovação e a interação com o mundo empresarial, existindo um forte empenho na qualidade com que são preparados os estudantes.