3. UBI acolhe centenas de crianças em atividades do Centro Energia Viva de Montanha

•   29 de novembro de 2018

Atividade enquadrada na Semana da Ciência e Tecnologia 2018.

Ficheiro com o nome: fcshcienciaviva

No âmbito da criação e desenvolvimento do Centro Energia Viva de Montanha (futuro Centro de Ciência Viva), a Universidade da Beira Interior (UBI), através o seu Departamento de Ciências do Desporto (DCD), em conjunto com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior (ENERAREA) e a Câmara Municipal de Manteigas, realizou a X Edição das Atividades Científicas na Escola - Aprender com o Desporto. O evento decorreu nos dias 27 e 28 novembro nas instalações do DCD, enquadrado na Semana da Ciência e Tecnologia 2018.

Perto de 400 crianças do Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico de escolas do concelho da Covilhã puderam participar nas diferentes atividades científicas propostas que têm como denominador comum o exercício e a atividade desportiva. O objetivo principal destas atividades é proporcionar aos participantes a compreensão e a utilização de diferentes conceitos ou fenómenos científicos através da experimentação de uma ação desportiva ou motora em concreto. Procura-se que a atividade desportiva seja um meio que motive e fomente a aprendizagem de diferentes aspetos associado com a anatomia e fisiologia do corpo humano, com as forças e o movimento, com o cálculo mental, com a sustentabilidade energética ou com a preservação do meio ambiente.

Nesta X Edição foram organizadas 10 estações baseadas na escalada, na dança, no tiro com arco, no roller skiing, no curling, na orientação e no rappel, tendo sido também preparado, pela ENERAREA, o jogo Energy Game alusivo à eficiência energética.

As Atividades Científicas na Escola - Aprender com o Desporto contaram, novamente, com a colaboração de mais de 80 alunos dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Ciências do Desporto da UBI, possibilitando-lhes também um contexto real de intervenção e de orientação contribuindo para a consolidação da sua formação académica.

Fonte: Departamento de Ciências do Desposto.

Data da última atualização: 2018-11-29