Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Faculdades
  3. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
  4. Departamento de Ciências do Desporto

Departamento de Ciências do Desporto

Contactos

Convento de Santo António
6201-001 Covilhã
275 329 153
http://www.cd.ubi.pt  

O Departamento de Ciências do Desporto da UBI é um dos mais recentes departamentos criados no âmbito da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Este departamento oferece a possibilidade de frequência de cursos nos três ciclos de ensino (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento), todos adequados ao Processo de Bolonha:

Atualmente, o Departamento de Ciências do Desporto é constituído por 15 docentes, tendo a colaboração de docentes de outros departamentos da UBI, bem como de docentes de outras instituições de Ensino Superior Nacionais e Internacionais.

No âmbito da investigação científica, a UBI, através do Departamento de Ciências do Desporto, é uma das Instituições de Ensino Superior fundadora do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD). Este centro de investigação é uma unidade supra institucional, técnico-científica de investigação fundamental e aplicada, que visa promover e coordenar a atividade científica no domínio dos estudos nas suas múltiplas áreas de intervenção. O CIDESD tem três objetivos principais:

  • Promover a investigação e desenvolvimento científico no âmbito das Ciências do Desporto e da Saúde através de, entre outros: conceção e execução de projetos de investigação; difusão do conhecimento científico através de publicações, organização de eventos científicos, o intercâmbio e/ou cooperação com instituições nacionais ou internacionais;
  • Proporcionar serviços de extensão à comunidade e desenvolver estratégias efetivas de intervenção de acordo com as áreas temáticas e linhas de investigação fundamentais da Unidade;
  • Promover a Educação contínua, pela integração dos membros do CIDESD em atividades de ensino e formação pós graduada de 2º e 3º ciclo.

A atividade científica do CIDESD centra-se nos seguintes grupos de investigação:

  • Performance Desportiva;
  • Saúde;
  • Intervenção Pedagógica e Profissional.

Mais informações podem ser encontradas em: www.cd.ubi.pt

 

Presidência

Kelly de Lemos Serrano o´Hara
Presidente do Departamento de Ciências do Desporto
2900

Secretariado

Vera Maria Ramos Batista
Secretariado do Departamento de Ciências do Desporto
veraðubi÷pt
275329153
2901

Docentes e Investigadores

Daniel Almeida Marinho
Professor/a Associado/a com Agregação
Mário António Cardoso Marques
Professor/a Associado/a com Agregação
Rui Miguel Marques Brás
Professor/a Auxiliar
Maria Dulce Leal Esteves
Professor/a Auxiliar
Dina Alexandra Marques Miragaia
Professor/a Auxiliar
Kelly de Lemos Serrano o´Hara
Professor/a Auxiliar
Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da Costa
Professor/a Auxiliar
António Manuel Neves Vicente
Professor/a Auxiliar
José Aurélio Marques Faria
Professor/a Auxiliar
Bruno Filipe Rama Travassos
Professor/a Auxiliar
Júlio Manuel Cardoso Martins
Professor/a Auxiliar
Ricardo Manuel Pires Ferraz
Professor/a Auxiliar Convidado/a
Henrique Pereira Neiva
Professor/a Auxiliar Convidado/a
Sérgio Miguel Ponciano Figueiredo
Assistente Convidado/a
Ana Sofia Ruivo Alves
Assistente Convidado/a
Sem Fotografia
Carla Cristina Vieira Lourenço
Assistente Convidado/a

 Estruturas de apoio

  • Laboratório Pedagógico

    O Laboratório Pedagógico é um espaço dotado de computadores com acesso à internet em pontos fixos e wireless, predominantemente para trabalhos dos alunos (Estudo Acompanhado, Projectos, Equipas de Trabalho, Tutorias), fora do horário lectivo.

  • Laboratório Rendimento Desportivo

    De suporte às actividades de Investigação, Extensão e Leccionação (Licenciatura, Mestrado, Doutoramentos) – tendo como base o Desenvolvimento e Consolidação de Metodologias de Intervenção, que permitam uma Estruturação de processos de Diagnóstico / Prescrição / Controlo da Evolução do Desportista, através do estudo e análise do comportamento das variáveis em jogo bem como das suas tendências evolutivas, com aplicação quer em situação laboratorial, quer em situação ecológica, dos processos de Treino Desportivo.

  • Laboratório Factores Fisiológicos

    De suporte às actividades de Investigação, Extensão e Leccionação(Licenciatura, Mestrado, Doutoramentos) – tendo como base o Desenvolvimento e Consolidação de Metodologias de Intervenção ao nível dos factores fisiológicos e sua integração com outras variáveis para a definição de tendências evolutivas no processo de Diagnóstico / Prescrição / Controlo da Evolução do Desportista.

  • Ginásio

    Utilizado no suporte ao estudo e análise, das actividades desportivas e da micro-gestão de actividades desportivas de saúde/Lazer.

  • Pavilhões

    Dois pavilhões desportivos utilizados como suporte ao estudo e análise de diferentes actividades desportivas e da micro-gestão de “situações representativas” do homem nessas actividades.

  • Serra
    Serra da Estrela

    Para o estudo e análise de actividades de Adaptação ao Meio e de Grandes Espaços (microsistema Montanha) – Ski, Passeio de Montanha, Orientação, Passagem de Obstáculos, Organização de Mini-Expedições.

  • Suporte às actividades lectivas e apoio à investigação

    O Departamento de Ciências do Desporto da UBI dispõe de várias estruturas de apoio para suporte às actividades lectivas e apoio à investigação.

    Para além do Laboratório de Ciências do Desporto, os docentes e os estudantes podem ainda usufruir, fruto de algumas parcerias efectuadas, de Pavilhões Desportivos (Serviços de Acção Social da UBI), do Complexo Desportivo Municipal da Covilhã (Câmara Municipal da Covilhã), da Piscina Municipal do Fundão (Câmara Municipal do Fundão), Instalações da estação de montanha da Serra da Estrela (Turistrela, SA).

Data da última atualização: 13-12-2016
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.