Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Casaco inteligente desenvolvido na UBI vence prémio internacional

Casaco inteligente desenvolvido na UBI vence prémio internacional

  14 de maio de 2019  

Img:

Trabalho da investigadora Caroline Loss recebe Techtextil Innovations Awards.

Caroline Loss, investigadora da Universidade da Beira Interior (UBI), foi uma das vencedoras da competição internacional Techtextil Innovations Awards, destinada a projetos inovadores da área têxtil. O E.caption 2.0 alcançou um dos dois prémios da categoria Nova Aplicação.

O projeto é a continuidade do trabalho desenvolvido pela investigadora durante o doutoramento em Engenharia Têxtil, na UBI. Combinando design, engenharia têxtil e engenharia de telecomunicações, é um casaco para ser usado por técnicos de manutenção de torres de telecomunicações. Trata-se de um Equipamento de Proteção Individual (EPI) que alerta o portador para a sobreposição a níveis de radiação.

“Quando é preciso fazer reparações nestas antenas, o corrente é deitar abaixo o sinal para proteger os técnicos, mas isso deixará de ser necessário com o uso do E-caption 2.0, uma vez que este casaco tem uma camada de condutores que bloqueiam as radiações”, refere Caroline Loss, citada pelo T Jornal.

O casaco inteligente, exemplo da investigação de ponta que se produz na UBI, acaba assim reconhecido nesta 15ª edição do Techtextil Innovations Awards, competição que premeia o talento de jovens investigadores com trabalhos meritórios na procura de soluções inovadoras para o setor.
    
Caroline Loss doutorou-se na UBI em 2017, tendo apresentado a tese intitulada “Study of the Electromagnetic Properties of Textiles: Development of Textile Antennas for Energy Harvesting”, com orientação de Rita Salvado (docente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI). No desenvolvimento do projeto que agora venceu o Techtextil Innovations Awards contou ainda com o apoio do Instituto de Telecomunicações de Aveiro.

Os prémios foram entregues na abertura da “Techtextil, International Trade Fair for Technical Textiles and Nonwovens”, feira de negócios para a indústria têxtil e de vestuário, que decorre em Frankfurt am Main, na Alemanha, até dia 17 de maio.

Foto: T Jornal

Partilhar

Data da última atualização: 2019-05-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.