2. Faculdades

6201-001 Covilhã
275 319 825
275 319 723

A importância da Indústria Têxtil e do Vestuário no nosso País e o seu desenvolvimento face à competitividade mundial tornou fundamental a formação de quadros superiores para as empresas. Neste contexto, o Instituto Politécnico da Covilhã iniciou a sua atividade em fevereiro de 1975, ministrando um curso de bacharelato em Engenharia Têxtil.

Em 1979 o IPC deu lugar ao Instituto Universitário da Beira Interior, passando este a ministrar uma licenciatura em Engenharia Têxtil. Em 30 de abril de 1986 dá-se a conversão do IUBI em Universidade da Beira Interior, tendo no ano seguinte a licenciatura em Engenharia Têxtil, passado a ser constituída por dois ramos: Produção e Confeção.

Depois de as empresas terem passado por uma forte atualização tecnológica, estas sentiram necessidade de ganharem competências no domínio do produto. Surge assim, a formação na área do design em 2000, com a criação do curso de Design Têxtil e do Vestuário.

No âmbito do Processo de Bolonha, o qual veio introduzir alterações significativas ao nível da formação universitária, a UBI adequou, em 2006, as Licenciaturas em Engenharia Têxtil e em Design de Moda e criou os Mestrados em Engenharia Têxtil e em Design de Moda.

Um dos principais objetivos da Universidade é a investigação científica. Nesse sentido o DCTT desenvolve investigação nas áreas da ciência e tecnologia têxteis, integrada na Unidade de I&D Fib.E.Tech - Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais.

Para além do ensino e da investigação, a ligação da Universidade à Comunidade constitui o terceiro objetivo da UBI. O DCTT tem, em 30 anos de existência, mantido as melhores relações com as empresas do sector, através dos estágios dos recém-licenciados e do desenvolvimento de projectos comuns de âmbito tecnológico e de formação profissional, além de ter contribuído para a celebração de protocolos na área têxtil entre a UBI e empresas e instituições nacionais e estrangeiras.

Presidência

Rui Alberto Lopes Miguel