3. Prémio internacional para investigadores de Informática da UBI

Prémio internacional para investigadores de Informática da UBI

•   30 de setembro de 2021

O trabalho foi premiado numa das conferências Europeias mais antigas e bem estabelecidas na área de Inteligência Artificial e Redes Neuronais Artificiais.

Ficheiro com o nome: Premio_informatica_AwardMosaicSmall

O artigo da autoria do aluno de Doutoramento em Engenharia Informática, Vasco Ferrinho Lopes, com Saeid Alirezazadeh (Investigador do C4) e do docente Luís A. Alexandre (Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior) foi galardoado com o prémio de melhor artigo.

A European Neural Network Society (ENNS), a Springer e a organização da 30.ª edição da “International Conference on Artificial Neural Networks (ICANN)” atribuíram a distinção de melhor artigo – “1st Springer & ENNS Best Paper Award” – ao trabalho “EPE-NAS: Efficient Performance Estimation Without Training for Neural Architecture Search”, da autoria de Vasco Ferrinho Lopes, Saeid Alirezazadeh e Luís A. Alexandre.

A conferência, que decorreu em setembro (entre os dias 14 e 17), decidiu atribuir este prémio pelo “excelente contributo deste, permitindo o desenho e avaliação de redes neuronais artificiais de forma extremamente rápida, algo necessário para o avanço da área da automatização do desenho de redes neuronais artificiais, assim como da área de inteligência artificial”.

O artigo premiado propõe um mecanismo de avaliação de redes neuronais artificiais sem necessidade de qualquer treino prévio. Avaliando o comportamento destas redes no momento da sua inicialização com base na sua correlação de extração de características de imagens, permite distinguir redes promissoras de redes não-optímais, conseguindo fazê-lo em poucos segundos. Este método permite uma pesquisa exaustiva de diferentes configurações de redes neuronais, possibilitando a criação de uma ou mais redes ótimas para um dado problema, dando assim a possibilidade a investigadores de criarem redes neuronais para diferentes problemas de classificação sem ser necessário conhecimento aprofundado da área de inteligência artificial.

A ICANN é uma das conferências Europeias mais antigas e bem estabelecidas na área de Inteligência Artificial e Redes Neuronais Artificiais, na qual centenas de investigadores de todo o mundo participam anualmente, pelo que a atribuição deste prémio demonstra a qualidade de investigação feita em Portugal e na UBI.

Próximos eventos ver todos

abr 16

17:00 Faculdade de Ciências da Saúde da UBI > Anfiteatro Amarelo

Polo I > Auditório da Biblioteca