3. UBI participa em projeto europeu na área do design industrial

UBI participa em projeto europeu na área do design industrial

20 de maio de 2022

O EINSTUDIO – European Interactive Industrial Design Studio integra parceiros Espanha, Turquia, Portugal e Alemanha.

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das instituições envolvidas no projeto internacional EINSTUDIO – European Interactive Industrial Design Studio, que integra ainda parceiros como a Universidade de Alicante (Espanha) e a Universidade de Gazi (Turquia), a StoryTellme (Portugal) e ISOB (Alemanha).

O projeto, com a duração de 30 meses, tem como principal objetivo a criação de raiz de uma plataforma digital dedicada a estudantes da área de design industrial. Esta ferramenta será desenvolvida com o objetivo de promover uma cultura europeia de estúdio de design industrial (híbrido), considerando e integrando diferentes aspetos tecnológicos e pedagógicos.

O projeto ajudará a criar um ambiente de ensino de estúdio de design industrial sustentável, multidisciplinar e validado para ambiente virtual; formará equipas interdisciplinares de instrutores (designers industriais, engenheiros, designers gráficos etc.), assegurando uma crítica eficaz através da integração de ferramentas e métodos inovadores para a aprendizagem ativa do design industrial por parte dos estudantes universitários.

O EINSTUDIO pretende envolver instrutores para promoverem cursos para estudantes universitários, visando o desenvolvimento de competências transversais necessárias para cumprir o seu potencial no mercado de trabalho. Esta dinâmica destina-se a instituições de Ensino Superior com departamentos de design industrial, como é o caso da UBI, que tem feito um trabalho de enorme qualidade na formação de profissionais na área.

O projeto promoverá sinergias e fertilização cruzada no ensino do design industrial nos institutos de ensino superior dos três países, juntamente com duas outras organizações (portuguesa e alemã), bem qualificados no que respeita às abordagens inovadoras de ensino.

Os parceiros do projeto EINSTUDIO estiveram reunidos no Kick-off meeting, em Lisboa, nos dias 12 e 13 de maio. Por parte da UBI, participaram Joana Casteleiro (docente da FAL), Júlio Londrim (docente da FAL), Pedro Inácio (docente da FE) e Ana Nave (Técnica Superior do Gabinete de Inovação e Desenvolvimento).

O projeto EINSTUDIO tem um financiamento total de 273.450 mil euros, atribuídos pela Comissão Europeia através do programa Erasmus+ (KA2 - Cooperation partnerships in higher education, 2021-1-TR01-KA220-HED-000030439).

Data da última atualização: 2022-05-20