Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI participa em projeto europeu na área do design industrial

UBI participa em projeto europeu na área do design industrial

  20 de maio de 2022  

Img:

O EINSTUDIO – European Interactive Industrial Design Studio integra parceiros Espanha, Turquia, Portugal e Alemanha.

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das instituições envolvidas no projeto internacional EINSTUDIO – European Interactive Industrial Design Studio, que integra ainda parceiros como a Universidade de Alicante (Espanha) e a Universidade de Gazi (Turquia), a StoryTellme (Portugal) e ISOB (Alemanha).

O projeto, com a duração de 30 meses, tem como principal objetivo a criação de raiz de uma plataforma digital dedicada a estudantes da área de design industrial. Esta ferramenta será desenvolvida com o objetivo de promover uma cultura europeia de estúdio de design industrial (híbrido), considerando e integrando diferentes aspetos tecnológicos e pedagógicos.

O projeto ajudará a criar um ambiente de ensino de estúdio de design industrial sustentável, multidisciplinar e validado para ambiente virtual; formará equipas interdisciplinares de instrutores (designers industriais, engenheiros, designers gráficos etc.), assegurando uma crítica eficaz através da integração de ferramentas e métodos inovadores para a aprendizagem ativa do design industrial por parte dos estudantes universitários.

O EINSTUDIO pretende envolver instrutores para promoverem cursos para estudantes universitários, visando o desenvolvimento de competências transversais necessárias para cumprir o seu potencial no mercado de trabalho. Esta dinâmica destina-se a instituições de Ensino Superior com departamentos de design industrial, como é o caso da UBI, que tem feito um trabalho de enorme qualidade na formação de profissionais na área.

O projeto promoverá sinergias e fertilização cruzada no ensino do design industrial nos institutos de ensino superior dos três países, juntamente com duas outras organizações (portuguesa e alemã), bem qualificados no que respeita às abordagens inovadoras de ensino.

Os parceiros do projeto EINSTUDIO estiveram reunidos no Kick-off meeting, em Lisboa, nos dias 12 e 13 de maio. Por parte da UBI, participaram Joana Casteleiro (docente da FAL), Júlio Londrim (docente da FAL), Pedro Inácio (docente da FE) e Ana Nave (Técnica Superior do Gabinete de Inovação e Desenvolvimento).

O projeto EINSTUDIO tem um financiamento total de 273.450 mil euros, atribuídos pela Comissão Europeia através do programa Erasmus+ (KA2 - Cooperation partnerships in higher education, 2021-1-TR01-KA220-HED-000030439).

Partilhar

Data da última atualização: 2022-05-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.