3. Projeto de protetor solar à base de cereja vence prémio da Fundação La Caixa/BPI

•   24 de junho de 2022

O projeto candidatado pela aluna de Doutoramento da UBI, Ana Carolina, foi premiado no Programa “Promove o Futuro do Interior 2022”, da Fundação La Caixa/BPI.

Ficheiro com o nome: sweetprobeira

O projeto intitulado SWEETPROBEIRA, liderado pela aluna de doutoramento em Biomedicina da Universidade da Beira Interior (UBI), Ana Carolina, saiu vencedor do Programa “Promove o Futuro do Interior 2022”, da Fundação La Caixa/BPI. A proposta recebeu o montante de cinco mil euros.

A ideia consiste no desenvolvimento de um protetor solar zero waste e eco-friendly, capaz de proteger contra as radiações ultravioletas e livre de qualquer agente poluente, constituído principalmente por cerejas sem qualidade comercial, mas ricas em compostos bioativos, e óleos essenciais de amêndoa e de azeitona.

A proposta assenta em vários objetivos socioeconómicos e ambientais, como a promoção da saúde, o desenvolvimento da indústria, comunidades, produção e consumo sustentáveis, assim como nas estratégias de investigação e inovação para a região das Beiras e Serra da Estrela.

O projeto da estudante, que é também investigadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) da UBI, tem como mentores Gilberto Alves (CICS-UBI), Luís Silva (Instituto Politécnico da Guarda) e José Flores-Félix (CICS-UBI). Conta ainda com a colaboração de Adriana O. Santos (CICS-UBI) e dos alunos da UBI Ana Oliveira, Sara Meirinho, Catarina Diniz, Francisco Gama e Mariana Guia.

Data da última atualização: 2022-06-24