Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Aluno da UBI cria fonte tipográfica inspirada na Covilhã

Aluno da UBI cria fonte tipográfica inspirada na Covilhã

  01 de agosto de 2022  

Img:

Leandro Ferreira homenageia com a letra “Galhau”, o trabalho de artesãos presentes na sinalética da cidade.

O aluno da Universidade da Beira Interior (UBI), Leandro Ferreira, estudante de Mestrado de Empreendedorismo e diplomado em Design Multimédia criou e disponibilizou um tipo de letra inspirada na cidade da Covilhã, a que deu a designação de “Galhau”. O nome surgiu devido à necessidade de dar destaque à letra mais característica desta fonte, o “G”. O autor refere ainda que o nome tem origem na morfologia da Serra da Estrela.

Este tipo de letra procura homenagear o trabalho de artesãos presentes na sinalética da cidade, dando destaque à forma como alguns caracteres se apresentam na fonte tipográfica, realçando a forma característica das letras “G”, “R” e “M”. A tipografia foi descrita na plataforma Befonts.com como “um tipo de letra retro, que tenta trazer um pouco de design dos anos 70 e 80 para o século XXI, podendo ser utilizada em projetos editoriais, web, criação de marcas e packaging”.

“Galhau” está disponível para ser utilizado livremente pelos utilizadores, podendo ser encontrado nas mais populares plataformas de fontes tipográficas, sendo um tipo de letra aberto que não requer qualquer pagamento ou atribuição de créditos. Os utilizadores mais avançados têm permissão para editar e modificar esta tipografia, para criarem versões alternativas.

A informação sobre a fonte tipográfica, está disponível para consulta no Behance do projeto.

Leandro Ferreira, que agora se destaca pela autoria da “Galhau”, ganhou em 2020 o concurso Finapaper World Postcard Day 2020, uma competição a nível internacional que visava a criação de imagem para um postal. Essa produção tornou-se a imagem oficial do concurso e foi lançado mais tarde em formato físico. O trabalho retratava a história de um postal em doodles.

Partilhar

Data da última atualização: 2022-08-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.