Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Pessoas
  3. Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves
FotoNome
 [Ficheiro Local]

Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves

Professor/a Auxiliar Convidado/a

Sector — Cargos/Funções

Departamento de Artes Docente do Departamento de Artes

Publicações Científicas Mais Recentes


(Informação importada da plataforma CiênciaVitae)

    Artigo em conferência/Conference paper

    1. Gonçalves, Helder. "Processos criativos no som para cinema em Portugal". 2020.
      Publicado
    2. Gonçalves, Helder. "Propostas de Escuta no Cinema de Sandro Aguilar". 2017.
      Publicado

    Artigo em revista/Journal article

    1. Gonçalves, Helder. "Transdiegese em "Nocturne" e ficcionalização do real". Mátria Digital (2022) url
    2. Gonçalves, Helder Filipe; Carvalho, Mário. "Elementos para um estudo da percepção do som"(2017) url
    3. Gonçalves, Helder Filipe. "Significação Musical: Heranças e Desafios"(2014) url
    4. Gonçalves, Helder. "Música para cinema: Porosidade e Identidade". Mátria XXI (2013)
    5. Gonçalves, Helder. "Discurso X História ; 2000 X Un Songe : duas adaptações de Hamlet". revista online artciencia, no11 (2009)

    Capítulo de livro/Book chapter

    1. Gonçalves, Helder. "Do Teatro ao Cinema: Adaptações de "Lady in the Dark". In Cinema e Outras Artes VII, 2024.
      Submetido
    2. Gonçalves, Helder. "Música social" e narrativa: o caso de Miles Ahead.". In Cinema e Outras Artes V. Portugal: LabCom Books, 2024.
      No prelo
    3. Gonçalves, Helder. "Transdiegese em Nocturne (2020) e ficcionalização do real". In O Cinema e as Outras Artes VI. Portugal, 2024.
      No prelo
    4. Gonçalves, Helder. "Acusmático". In Palavras-ensaio: um vocabulário para a FAL. Portugal: LabCom, 2022.
      Publicado
    5. Gonçalves, Helder. "Musical Signification and The Definition of Cinematic Spaces: Gus Van Sant''s Death Trilogy". Lituânia, 2010.
      Publicado

    Nota Biográfica


    (Informação importada da plataforma CiênciaVitae)
    Completed his PhD in Communication Sciences in 2019 at the Universidade da Beira Interior and his degree in Composition in 1998 at the Escola Superior de Música de Lisboa. He is an Invited Assistant Professor at the Universidade da Beira Interior , an Invited Adjunct Professor at the Instituto Politécnico de Tomar. Member of LabCom - Communication and Arts (https://labcomca.ubi.pt/). Composition and Musical Analysis teacher at the Academia de Música e Dança do Fundão, Conservatório Regional de Música da Covilhã, Conservatório de Música da Guarda and Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral. In addition to other artistic work, he has collaborated with Teatro das Beiras (usually with director Gil Salgueiro Nave), composing original music, being musical director and sound designer (11th time in February 2024)Author of the book "O som e a música no cinema português contemporâneo - processos criativos - seguido de entrevistas" (Edições Documenta, 2023 - Sophia Prize 2024, Art & Technic category). As a researcher, he has addressed issues related to musical and sound creation for audiovisuals, semiotics and musical signification, cinema and narrative

    Distinções e Prémios


    (Informação importada da plataforma CiênciaVitae)
    Prémio
    2024Prémio Sophia 2024 (Arte & Técnica)
    2019Virgin Spring Fest Finalist/Winner Best Music Score (Gold)
    Outra distinção
    2006Bolsa de Doutoramento - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Lisboa, Lisboa, Portugal

    Contactos

    hfmpgðubi÷pt
    275241421
    1221

    As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.