Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Faculdades
  3. Faculdade de Artes e Letras

Faculdade de Artes e Letras

Img:

Criada em setembro de 2000, a Faculdade de Artes e Letras (FAL) da UBI localiza-se nas antigas instalações da Real Fábrica de Panos, fundada pelo Marquês de Pombal em 1764 e edificada com pedras do antigo castelo da cidade da Covilhã, derrubado pelo grande terramoto de 1755. Com camadas de história - da cidade, do país e da história universal -, esta localização é, na privilegiada companhia do Museu de Lanifícios, fonte de inspiração para o cumprimento da missão formadora e criativa da FAL.

Nascida de um conceito original na academia portuguesa da época, e que hoje tende a apreciar-se, a FAL engloba e faz conviver áreas tradicionais das Letras, como sejam as Línguas e Culturas Portuguesas, Espanholas, Brasileiras e Africanas de Língua Portuguesa; áreas das Artes contemporâneas, como o Design ou o Cinema; e áreas mais transversais como a Filosofia e as Ciências da Comunicação, com as suas vertentes de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas.

Estas áreas desdobram-se em cursos de licenciatura/1º ciclo, de mestrado/2º ciclo e de doutoramento/3º ciclo, nos quais se procura conciliar ensino e investigação, ainda que com pesos diferentes nos vários ciclos – um maior peso do ensino nos cursos de 1º ciclo e da investigação nos cursos de 3º ciclo. Para além dos cursos formais, a FAL oferece, no seu Laboratório de Línguas, cursos livres de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Alemão, assegurando ainda o ensino de Português para estrangeiros, incluindo os estudantes Erasmus, mas não só.

O ensino é assegurado por um corpo docente bastante jovem, maioritariamente doutorado, distribuído por três Departamentos: o Departamento de Artes, o Departamento de Comunicação, Filosofia e Política e o Departamento de Letras.

A investigação é privilegiadamente realizada nas duas Unidades de I&D financiadas pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) sediadas na FAL - o LABCOM - Comunicação e Artes e o PRAXIS - Centro de Filosofia, Política e Cultura.

Para materializar as suas atividades de ensino e investigação, e decorrente de uma filosofia pedagógica que visa a interligação entre a teoria e a prática, o saber e o saber-fazer, a FAL possui instalações e equipamentos apropriados, de que se destacam o estúdio de televisão, o estúdio de som, o estúdio de rádio, o laboratório multimédia, cinubiteca (sala de cinema) e o laboratório de línguas. A estas instalações e equipamentos junta-se um fundo bibliográfico muito significativo na Biblioteca Central, e que cobre as várias áreas de ensino e de investigação da FAL.

Presidência

 [Ficheiro Local]
André Barata Nascimento
Presidente da Faculdade de Artes e Letras
abarataðubi÷pt
275241433
1233
 [Ficheiro Local]
Gisela Marques Pereira Gonçalves
Vice-Presidente da Faculdade de Artes e Letras
giselaðubi÷pt
1226

Secretariado

 [Ficheiro Local]
Mércia Leitao Paiva Cabral Pires
Secretariado da Faculdade de Artes e Letras
merciaðubi÷pt
275242023
1201

Corpo Técnico

 [Ficheiro Local]
Maria Adelaide da Silva Rebelo e Silva Reis
Técnico/a Superior
adelaideðubi÷pt
275242024
1202
Não tem Fotografia.
Maria Cristina dos Santos Lopes
Técnico/a Superior
mclopesðubi÷pt
275242026
1510
Não tem Fotografia:
Rafael Alexandre Ferreira Mangana Monteiro Silva
Técnico/a Superior
rafael÷alexandre÷silvaðubi÷pt
Data da última atualização: 06/01/2022
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.