2ª Missão Okamba + info, na Missão de Cumura

Geral   01 de janeiro de 2018

O projecto Okamba+info visa dinamizar a formação inicial em informática a alunos e professores da Escola Unificada Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, Cumura, Guiné Bissau.

A primeira fase desta iniciativa, em curso desde junho de 2017, já proporcionou, a cerca de 30 professores, a aprendizagem de conhecimentos informáticos, nomeadamente de sistemas operativos e Microsoft Office.

Posteriormente a ação será alargada aos alunos da mesma escola. Está ainda prevista a realização de apoio remoto permanente, assegurado por alunos de Engenharia Informática da Universidade da Beira Interior (UBI), combinado com formação presencial a cada trimestre.

No passado mês de setembro, a Escola de Cumura contou com a presença dos dois estudantes encarregues  da formação que decorreu em colaboração com o Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira (CIDB), O Mundo da Carolina e a UBI.

Esta foi mais uma ação de elementos da UBI na Missão Católica de Cumura, entidade com a qual têm sido estreitados laços de cooperação, à semelhança do que acontece com outros países lusófonos. Esta cooperação iniciada em 2016 através do projeto Okamba, permitiu até agora o desenvolvimento da unidade escolar e a integração de alunos de Medicina, Ciências Farmacêuticas e Engenharia Informática nas atividades da missão. Permitiu ainda a vinda de estudantes guineenses formados na escola de Cumura para realizarem a sua licenciatura em Portugal.

Source: http://www.ubi.pt/Noticia/6087