Proposta para Código de Integridade Académica UBI
Plagiofobia
- Viana, Joaquim Manuel Vieira da Silva
- 2012
- Covihã, Universidade da Beira Interior
- Compilação de resumos das apresentações realizadas na sessão sobre Plágio realizada pela Comissão de Ética da FCS (UBI)
- Plagiofobia
A fraude académica no Ensino Superior em Portugal: um estudo sobre a ética dos alunos portugueses
- Almeida, Filipe; Seixas, Ana; Gama, Paulo; Peixoto, Paulo
- 2015
- Imprensa da Universidade de Coimbra
- Este livro destina‑se a apresentar e discutir os resultados de um estudo sobre a fraude académica cometida por alunos no ensino superior em Portugal realizado entre 2011 e 2014, no âmbito de um projeto de investigação conduzido por docentes da Universidade de Coimbra, no Centro de Estudos Sociais, e financiado pela Fundação para Ciência e a Tecnologia.
- https://digitalis-dsp.uc.pt/jspui/bitstream/10316.2/38480/3/A%20Fraude%20Academica.preview.pdf
O plágio na pesquisa científica do ensino superior
- Araújo, Elani Regis de Oliveira
- 2017
- RESUMO: Tendo em vista os diversos problemas causados pelo plagio na pesquisa cientifica em todos seus níveis, este trabalho, através da revisão de literatura e método qualitativo, visa contribuir com a apresentação de um levantamento de dados sobre a temática, reunindo visões de especialistas, bem como alistando alguns problemas causados e ferramentas que vem sendo utilizadas para coibir tal ação. Concluiu-se que a internet trouxe vários benefícios no acesso a informações importantes para toda natureza de pesquisa, porém também trouxe facilidade para o pesquisador que decide percorrer um caminho menos árduo, tomando como seu o trabalho feito por outro. Outrossim, torna-se mportante professores e bibliotecários trabalharem em conjunto buscando meios eficazes de repassar aos alunos métodos de pesquisas e alertando-os sobre os malefícios do plagio à pesquisa cientifica.
- https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/11725
Conduta académica dos alunos de Medicina da Universidade da Beira Interior: perceção de estudantes e docentes
Declaração sobre Integridade Científica na Investigação e Inovação Responsável
- Casado, Maria; Neves, Maria do Céu Patrão; de Lecuona, Itziar; Carvalho, Ana Sofia; Araújo, Joana
- 2016
- As Cátedras Unesco de Bioética, parte do Programa de Bioética da Unesco, têm a missão de promover a cooperação regional em bioética no âmbito da educação superior. Neste contexto, as Cátedras Unesco de Bioética da Universidade de Barcelona (UB) e da Universidade Católica Portuguesa (UCP) analisam conjuntamente a integridade científica no âmbito da investigação e inovação responsável, tema que constitui uma linha de investigação prioritária e já amplamente desenvolvida por ambas. A investigação e inovação responsável e a integridade em investigação são não só temas fundamentais para a bioética mas converteram-se também actualmente em elementos estruturais das políticas e das agendas de investigação europeias e internacionais.
- http://www.publicacions.ub.edu/refs/observatoriBioEticaDret/documents/08489.pdf
Fighting corruption with strategy
- Cavazzini, Frederico; Nevado, Pedro Picaluga
- OBEGEF – Observatório de Economia e Gestão de Fraude, Working Papers #16
- 2013
- O artigo pretende discutir as diferentes concepções que actualmente rodeiam a luta contra a corrupção. A grande questão que carece de resposta é se existe ou não uma fórmula para combater a corrupção. Dada a complexidade do tema, o artigo discorre algumas das noções mais comuns do fenómeno da corrupção na óptica de diferentes e relevantes variáveis e procede a uma análise conjunta e interligada. A partir desta abordagem conceptual, o artigo apresenta uma adaptação da fórmula Klitgaard para a corrupção em que o nível de educação combinada com o acesso à informação desempenham um papel determinante na capacitação necessária da sociedade para reivindicar responsabilização política e social. O artigo conclui enfatizando que, apesar de não existir uma solução ideal para reduzir a corrupção, a combinação de algumas variáveis pode induzir ou reduzir a probabilidade de conduta corrupta.
- http://www.gestaodefraude.eu/
Conduta Académica dos Estudantes de Medicina do ICBAS
La actuación del docente en la prevención del plagio y la deshonestidad académica en los alumnos que usan las Tecnologías de la Información y de la Comunicación
- Hernández, Rosario Pedraza
- Ixmiquilpan, Hidalgo, México
- 2011
- Ante la acelerada incorporación de las tecnologías de la información y de la comunicación (TIC) en el ámbito educativo, los actos de deshonestidad académica se hacen cada vez más presentes en su nueva modalidad el ciberplagio. Algunos de los factores que influyen en el plagio son responsabilidad del alumno y otros dependen de la actuación, estrategias, metodología y planeación que hace el docente para revertir la práctica del ciberplagio que limita la explotación de las herramientas electrónicas y principalmente de la capacidad humana para crear, innovar y la competitividade.
- http://hdl.handle.net/11285/570958
Atualizado a 04/04/2018
Secretariado: Dra. Línia Saraiva
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