Responsável há mais de duas décadas pela lecionação de unidades curriculares no âmbito da Psicologia e da Educação, no início como Secção Autónoma de Ciências da Educação, o Departamento de Psicologia e Educação (DPE) foi criado em 2002. Um ano antes (2001) foi lançada a Licenciatura em Psicologia, oferta existente ininterruptamente desde essa data.
O DPE conta, atualmente, com uma equipa de docentes jovens, motivados e competentes. Apresenta na sua oferta formativa o 1.º Ciclo/Licenciatura em Psicologia, o 2.º Ciclo/Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde e o 3.º Ciclo/Doutoramento em Educação, cursos procurados cada vez mais por estudantes internacionais, mantendo, todavia, um interesse crescente a nível nacional. Em 2021, ano em que se assinalam 20 anos de Psicologia na instituição, o Departamento e a Universidade da Beira Interior (UBI) voltam a contar, após um período de tempo sem essa oferta, com um terceiro ciclo de estudos na área: o Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde, aprovado pelo limite máximo (seis anos) pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). A abertura de candidaturas acontece já para o ano letivo 2021/2022.
Enquanto Departamento articula-se com a restante comunidade educativa da UBI, sendo responsável por unidades curriculares de diversos cursos da instituição. Mantém ainda ligações próximas e sólidas com a comunidade envolvente.
Apesar de ser um dos Departamentos mais jovens da Universidade, assume-se como dinâmico e empreendedor, elegendo como prioridades a promoção da qualidade de ensino-aprendizagem, mediante um ensino personalizado assente nas relações professor-aluno, e o investimento na investigação aplicada.
Revistas