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Educação

3º Ciclo     Departamento de Psicologia e Educação

Plano de Estudos/Ramos   Educação
Código DGES
5127
Área CNAEF 142 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 12850/2016 - DR 2.ª série, n.º 205, 25 outubro
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1280/2011, 18-03-2011
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 180
Outras Informações .

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

Podem candidatar-se:
1. Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal em Educação, Ciências da Educação ou Ensino;
2. Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal noutras áreas, desde que detentores de experiência profissional na área da educação/formação ou detentores de um currículo escolar e científico especialmente relevante nas áreas da Educação ou Ensino;
3. Os titulares de grau de licenciado pré-Bolonha, ou equivalente legal em Educação, Ciências da Educação ou Ensino, detentores de um currículo escolar e científico especialmente relevante;
4. A título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante na área da educação/formação e que sejam reconhecidos como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos.

Vagas 10 (2017)
Critérios de Seleção e Seriação Educação 2017
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais Com o Doutoramento em Educação pretende-se que os alunos:

- Desenvolvam capacidades de compreensão sistemática num domínio da Educação;
- Dominem as competências, aptidões e métodos de investigação associados a este domínio científico;
- Demonstrem capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa, respeitando as exigências impostas pelos padrões de integridade académica;
- Realizem um trabalho de investigação original que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento em Educação, parte do qual mereça divulgação nacional ou internacional;
- Sejam capazes de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e com a sociedade em geral sobre esta área.
Competências
No final, o estudante deve ser capaz de:

- Definir um problema de investigação;
- Determinar um contexto teórico para enquadrar um problema de investigação e fundamentar o trabalho empírico;
- Analisar criticamente, integrar e aplicar com proficiência informação científica;
- Aplicar diferentes designs e opções metodológicas quantitativas e/ou qualitativas;
- Proceder a análise de dados;
- Utilizar, de forma avançada, recursos técnicos, instrumentais e laboratoriais;
- Manifestar competências de interpretação, discussão e comunicação de resultados;
- Redigir uma tese original, segundo normas e prazos estipulados na UBI;
- Comprometer-se com as obrigações deontológicas e éticas na investigação;
- Comunicar, de forma oral e escrita, processos e resultados da investigação;
- Evidenciar capacidades reflexivas, de auto-crítica e de tomada de decisão.
Infraestruturas Acesso a bases de dados científicas, rede wireless, plataforma de e-conteúdos, salas de aula
com equipamento multimédia, equipamento informático, biblioteca, salas de estudo, sistemas
de vídeo-conferência, materiais /equipamento/software de avaliação educacional.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI
Regulamento do 3º Ciclo - Doutoramento em Educação

Departamento de Psicologia e Educação

Estrada do Sineiro, s/n
6200-209 Covilhã
275 329 161
4816

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Maria Luisa Frazão Rodrigues Branco
Coordenador de Mobilidade
Cláudia Maria Gomes Mendes da Silva

Comissões

Comissão Científica
Maria Luísa Frazão Rodrigues Branco
Manuel Joaquim da Silva Loureiro
Maria de Fátima de Jesus Simões
Ema Patrícia de Lima Oliveira
Patrícia Damas Beites

Comissão de Creditação
Maria Luísa Frazão Rodrigues Branco
Cláudia Maria Gomes Mendes da Silva
Maria de Fátima de Jesus Simões
Patrícia Damas Beites
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07
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