Ligação VPN

Geral   10 de novembro de 2022   https://www.ubi.pt/Sites/siubi/pt/Pagina/docs#

Possíveis soluções para problemas no acesso à VPN

Ficheiro com o nome: Win001Recorte01

Os problemas de ligação à VPN podem surgir devido a vários fatores, tais como:

•  falta de permissões de acesso VPN;
  •  conta UBI inválida, bloqueada ou palavra-passe errada;
  •  configuração errada no dispositivo;
  •  bloqueio do router de casa;
  •  bloqueio na operadora, entre outros.

Assim, propomos algumas técnicas para o despiste e resolução de problemas no acesso à VPN.

1. Validar se, de facto, tem permissão de acesso VPN (se recebeu um email com esta informação)
  2. Validar se está a utilizar a conta principal da UBI (email personalizado, se for caso).
  3. A UBI permite ligação via VPN ao servidor vpn01.ubi.pt ou vpn02.ubi.pt, caso se trate de MacOs
  4. Testar com outro dispositivo na mesma localização, como por exemplo, um smartphone
  5. Reiniciar o router de casa
  6. Refazer a ligação VPN
  7. Por vezes existem bloqueios ao nível da operadora do cliente ou até mesmo a firewall do router de casa. Para despistar este problema deve tentar o acesso de outra localização ou contactar a operadora.
  8. Caso se trate de sistema operativo Windows, por vezes é necessário apagar a ligação VPN e apagar todos os WAN miniport drivers através da janela Device Manager em Network Adapters. Após esta ação deve criar uma nova ligação VPN. Para tal:
    1. Remover qualquer VPN que esteja configurada para a UBI
    2. Limpar “Caches” do sistema de rede (útil no caso de ocorrer o erro “Parâmetro Incorrecto”)
      1. Abrir a Linha de Comandos em modo de Administrador
      2. Executar "netsh int ip reset"
      3. Executar "netsh int ipv6 reset"
      4. Executar "netsh winsock reset"
    3. Reiniciar o equipamento
    4. No Explorador do Windows escolher Este PC e com o botão direito, clicar em Propriedades
    5.  Escolher a opção Gestor de Dispositivos
    6. Expandir a opção Placas de Rede e desinstalar todas as que começam por WAN, clicando com o botão direito do rato e escolhendo a opção “Desintalar dispositivo”
    7. Reiniciar o equipamento

Lembramos que pode consultar os nossos manuais de configuração de VPN em  www.si.ubi.pt -> Documentos -> VPN.

Caso encontre algum erro de navegação enquanto utiliza a VPN, consulte os manuais atualizados para Windows e Mac.

Caso o problema persista, deve dirigir-se ao nosso Servicedesk no Polo 1.

VPN Windows