Ligação VPN
Possíveis soluções para problemas no acesso à VPN
Problemas de ligação à VPN podem ser devidos a vários fatores, tais como:
- - falta de permissões de acesso VPN;
- - conta UBI inválida, bloqueada ou password errada;
- - configuração errada no dispositivo;
- - bloqueio do router de casa;
- - bloqueio na operadora, entre outros.
Assim, propomos algumas técnicas para o despiste e resolução de problemas no acesso à VPN.
- Validar se de facto tem permissão de acesso VPN (se recebeu um email a informar).
- Validar se está a utilizar a conta principal da UBI (email personalizado, se for caso).
- A UBI tem dois servidores de VPN ativos (193.136.66.113 e o 193.136.66.117) e podem ser ambos configurados.
- Testar com outro dispositivo na mesma localização, como por exemplo, um smartphone.
- Reiniciar o router de casa.
- Refazer a ligação VPN
- Por vezes existem bloqueios ao nível da operadora do cliente ou até mesmo a firewall do router de casa. Para despistar este problema deve tentar o acesso de outra localização ou contactar a operadora.
- Caso se trate de sistema operativo Windows, por vezes é necessário apagar a ligação VPN e apagar todos os WAN miniport drivers através da janela Device Manager em Network Adapters. Após esta ação deve criar uma nova ligação VPN. Pode consultar o site https://windowsreport.com/vpn-connection-failed/ no passo 6, para ver como se faz esta ação.
Lembramos que pode consultar os nossos manuais de configuração de VPN em www.si.ubi.pt -> Documentos -> VPN.
Caso o problema continuar deve dirigir-se ao nosso Servicedesk no Polo 1.