Os problemas de ligação à VPN podem surgir devido a vários fatores, tais como:
- falta de permissões de acesso VPN;
- conta UBI inválida, bloqueada ou palavra-passe errada;
- configuração errada no dispositivo;
- bloqueio do router de casa;
- bloqueio na operadora, entre outros.
Assim, propomos algumas técnicas para o despiste e resolução de problemas no acesso à VPN.
Windows
- Validar se, de facto, tem permissão de acesso VPN (se recebeu um email com esta informação)
- Validar se está a utilizar a conta principal da UBI (email personalizado, se for caso).
- A UBI permite ligação via VPN ao servidor vpn01.ubi.pt ou vpn02.ubi.pt, caso se trate de MacOs
- Testar com outro dispositivo na mesma localização, como por exemplo, um smartphone
- Reiniciar o router de casa
- Refazer a ligação VPN
- Por vezes existem bloqueios ao nível da operadora do cliente ou até mesmo a firewall do router de casa. Para despistar este problema deve tentar o acesso de outra localização ou contactar a operadora.
- Caso se trate de sistema operativo Windows, por vezes é necessário apagar a ligação VPN e apagar todos os WAN miniport drivers através da janela Device Manager em Network Adapters. Após esta ação deve criar uma nova ligação VPN. Para tal:
- Remover qualquer VPN que esteja configurada para a UBI
- Limpar “Caches” do sistema de rede (útil no caso de ocorrer o erro “Parâmetro Incorrecto”)
- Abrir a Linha de Comandos em modo de Administrador
- Executar "netsh int ip reset"
- Executar "netsh int ipv6 reset"
- Executar "netsh winsock reset"
- Reiniciar o equipamento
- No Explorador do Windows escolher Este PC e com o botão direito, clicar em Propriedades
- Escolher a opção Gestor de Dispositivos
- Expandir a opção Placas de Rede e desinstalar todas as que começam por WAN, clicando com o botão direito do rato e escolhendo a opção “Desintalar dispositivo”
- Reiniciar o equipamento
Lembramos que pode consultar os nossos manuais de configuração de VPN em www.si.ubi.pt -> Documentos -> VPN.
Caso encontre algum erro de navegação enquanto utiliza a VPN, consulte os manuais atualizados para Windows e Mac.
Caso o problema persista, deve dirigir-se ao nosso Servicedesk no Polo 1.
Linux
No caso de existirem dificuldades de acesso à VPN através da configuração proposta nos manuais, pode optar por aplicar a seguinte configuração via terminal.
- Para Distribuições de base Debian que usem GNOME.
- sudo apt install network-manager-sstp sstp-client
- Para Distribuições de base Debian que usem outro tipo de desktop manager.
- sudo apt install network-manager-gnome sstp-client network-manager-sstp
- De seguida, podem abrir o Network Manager e adicionar uma nova ligação, selecionando o protocolo 'Secure Socket Tunneling Protocol (SSTP)'. Após esta ação basta utilizar os dados de acesso (o seu email)@ubi.pt e a respectiva password.