Ajuda e Suporte - Servicedesk

EasyVista

Introduzimos a plataforma EasyVista, entitulada Portal SelfService.

O serviço EasyVista permite uma gestão de pedidos melhor, proporciando uma melhor resolução de problemas mais rápida e um maior atenção prestada aos nossos alunos, funcionários e docentes.

Para utilizar este serviço, apenas precisa de fazer o seu pedido ou reportar o seu incidente, a partir do link:

Portal SelfService

Manuais

Para mais informações sobre a configuração e utilização de serviços providenciados pela UBI, consulte a página de documentos em baixo.

Manuais e Documentação

 

 

 

 
Ficheiro com o nome: 2fa_thumbnail

 

Preparamo-nos para adicionar um segundo fator à autenticação (2FA) nas contas UBI, pelo que pedimos encarecidamente a vossa atenção para os detalhes seguintes:

O segundo fator dependerá do uso do telemóvel, à semelhança de outros sistemas atualmente em utilização em serviços da Internet. As mudanças irão acontecer nos próximos meses.

Agradecemos antecipadamente a compreensão e (entre) ajuda de toda a comunidade.

 

Escolha o manual de configuração da autenticação de 2 fatores (2FA) de acordo com o seu perfil:

→ Configuração de Autenticação de Dois Fatores (2FA)

→ Aceder à página de Configuração para Contas de Serviço

→ Adicionar ou Remover Métodos de Autenticação

 

Suporte e FAQ

A conta UBI é criada 24 a 48 horas após a realização da 1ª matrícula e respetivo pagamento, no caso dos alunos ou através da plataforma Registo,  em qualquer outra situação.

A conta UBI é formada por um nome de utilizador/a e uma palavra-passe.

Qualquer utilizador tem a oportunidade de escolher o endereço de e-mail institucional e este será, também, usado como nome de utilizador/a.

Os antigos estudantes podem personalizar o endereço de e-mail usando o seguinte link disponibilizado no site da UBI: https://www.ubi.pt/alias. A partir do momento que se procede a esta personalização, o endereço de e-mail personalizado passará a ser o novo nome de utilizador/a.

Atualmente a forma de acesso aos serviços encontra-se em fase de transição e os serviços seguintes deverão ser, ainda, acedidos usando o formato antigo (axxxx, mxxxx ou dxxxx caso se trate de aluno de 1ºCiclo, 2º Ciclo ou 3ºCiclo respetivamente):

Todos os outros serviços deverão ser acedidos, tanto pelos novos alunos como pelos que já personalizaram a sua conta, com o endereço de e-mail:

  • Balcão Único - portal da Universidade da Beira Interior que funciona como centro agregador e distribuidor de conteúdos da UBI, de acordo com o perfil do utilizador. Os utilizadores podem consultar dados pessoais, documentos da Área Reservada da UBI e da conta Office365.
  • Área pessoal de trabalho nas salas de aula (Windows)
  • E-mail, Office 365 e OneDrive
  • Rede sem fios eduroam (Wi-fi)
  • Impressão de documentos
  • Moodle (E-learning)

A palavra-passe pode ser recuperada neste endereço https://minha.ubi.pt/Accounts/AlterarPalavraChave1.aspx

Nota: Quando a conta UBI é criada, o número do cartão de Cidadão é utilizado como palavra-passe. Esta palavra-passe é temporária e deve ser alterada de imediato. Deve ser facultado um endereço de e-mail alternativo para recuperar o acesso à conta UBI, caso seja necessário.

A Área Pessoal é um espaço de armazenamento de 200MB nos servidores da UBI que podem ser usados para guardar dados e/ou publicar uma página pessoal. Paralelamente é disponibilizado 1TB de armazenamento na nuvem através do serviço OneDrive da Microsoft.

O acesso à área pessoal é feito através dos equipamentos existentes nas bibliotecas e salas de aulas. Em equipamentos pessoais ou fora da UBI, podem ser utilizados os protocolos ssh e sftp.

A conta UBI é pessoal e intransmissível, sendo responsável pelas consequências do uso indevido e pelos dados armazenados na Área Pessoal, devendo ter especial atenção ao material sujeito a Copyright. 

Para consultar o e-mail :

  1. Aceda através do Portal minha.ubi.pt ou diretamente através do endereço https://outlook.com/owa/ubi.pt 
  2. Use as suas credenciais da Conta UBI para entrar:
    User ID: email na UBI 
    Password: Password atual da UBI
  3. Complete o registo e verifique a sua conta. 

Pode configurar o acesso

Para utilizar o sistema de impressão disponibilizado pela UBI é necessário instalar software apropriado nos computadores pessoais ou, em alternativa, utilizar a impressão web, e ter saldo positivo na conta associada ao Cartão de Identificação Universitário. O cartão pode ser carregado num dos sete quiosques disponíveis no campus.

Tabela de preços:

Preços

 

Consulte os Manuais do Sistema de Impressão

 

 

O Cartão de Identificação Universitário é um serviço gratuito e diferenciado que permite reunir num só cartão várias funcionalidades, nomeadamente:

  • Identificação como membro da comunidade académica da UBI;
  • Aceder a serviços internos existentes (impressão e cópias, empréstimos nas bibliotecas, pagamento em bares e refeitórios);
  • Controlo de acesso a bibliotecas, salas, edifícios, parques de estacionamento e outros recintos restringidos ou equipamentos.

O cartão poderá demorar até duas semanas a ser emitido. Assim que esteja disponível para levantamento, no secretariado do departamento, é enviado um e-mail ao titular do cartão a avisar. 
Mais informações: https://www.cartaoubi.ubi.pt

Para proceder à Instalação do Office 365 é necessário ter uma conta UBI operacional. Aceda a minha.ubi.pt com as suas credenciais e clique no cartão Office365.

Selecione a opção instalar o Office365, faça o download do executável e instale o software. 

Antes de iniciar a instalação verifique se tem alguma versão do Office instalada no seu dispositivo e desinstale-a.  

Para ter acesso à rede sem fios Eduroam basta ter uma conta UBI operacional. Os utilizadores da UBI têm acesso a esta rede em outras Instituições de Ensino que utilizem a Eduroam, seja em Portugal ou no estrangeiro, sem terem de alterar as configurações da rede nos seus dispositivos. 

Para configurar a rede Eduroam no seu equipamento siga as instruções em si.ubi.pt>Documentos>Wifi

Em situações pontuais (p. ex. congressos ou visitantes) pode ser pedida a criação de uma conta "convidado" para efetuar a ligação à rede Eduroam, por um período de tempo limitado. Esta conta pode ser solicitada junto dos secretariados dos Departamentos, Faculdades e GRP.

O pedido de acesso à ligação VPN pode ser realizado por docentes, investigadores e alunos de mestrado ou doutoramento da UBI. Para efetuar o pedido aceda a minha.ubi.pt>SI Formulários>Acesso VPN>Criar Pedido de Acesso VPN, preencha o formulário e clique em submeter pedido.  

No caso de alunos de licenciatura necessitarem do acesso à ligação VPN, o responsável pela UC/projeto deve fazer o pedido por email ao responsável dos Serviços de Informática justificando a necessidade da ligação. O contato de email para o qual devem dirigir o pedido é pgomes@ubi.pt. 

Para consultar as instruções de configuração ao acesso VPN aceda a si.ubi.pt>Documentos>VPN e configure o acesso VPN em conformidade com o sistema operativo do seu dispositivo. 

 

Para outras questões de suporte como recuperação de palavras-passes ou palavras-passes fortes, utilize o link em baixo:

Palavras-passes

 

Contactos e Atendimento

Email: si-helpdesk@ubi.pt

 

Horário de atendimento:

Polo I: de segunda a sexta-feira das 9:00 às 12:30h e das 14:00h às 17:30h, exceto às segundas-feiras que reabrimos às 15:00h

Polo IV: segunda e quarta-feira das 9:00h às 12:30h e sexta-feira das 14:00h às 17:30h

Polo III: segunda a sexta-feira das 9:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h

 

Serviço de Impressão (Konica Minolta)

e-mail: konicaminolta@ubi.pt | ext. 1049 | telem. 930 403 163

 

 
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