Suporte

 

Helpdesk SI

Autentique-se no sistema de suporte ao Helpdesk e registe diretamente o seu incidente ou pedido aos Serviços de Informática.

Caso tenho algum problema no acesso ao sistema contacte-nos.  

 Helpdesk SI 

 

 

 

FAQ

Perguntas frequentes

A conta UBI é criada 24 a 48 horas após a realização da 1ª matrícula e respetivo pagamento, no caso dos alunos ou através da plataforma Registo,  em qualquer outra situação.

A conta UBI é formada por um nome de utilizador/a e uma palavra-passe.

Qualquer utilizador tem a oportunidade de escolher o endereço de e-mail institucional e este será, também, usado como nome de utilizador/a.

Os antigos estudantes podem personalizar o endereço de e-mail usando o seguinte link disponibilizado no site da UBI: https://www.ubi.pt/alias. A partir do momento que se procede a esta personalização, o endereço de e-mail personalizado passará a ser o novo nome de utilizador/a.

Atualmente a forma de acesso aos serviços encontra-se em fase de transição e os serviços seguintes deverão ser, ainda, acedidos usando o formato antigo (axxxx, mxxxx ou dxxxx caso se trate de aluno de 1ºCiclo, 2º Ciclo ou 3ºCiclo respetivamente):

Todos os outros serviços deverão ser acedidos, tanto pelos novos alunos como pelos que já personalizaram a sua conta, com o endereço de e-mail:

  • Balcão Único - portal da Universidade da Beira Interior que funciona como centro agregador e distribuidor de conteúdos da UBI, de acordo com o perfil do utilizador. Os utilizadores podem consultar dados pessoais, documentos da Área Reservada da UBI e da conta Office365.
  • Área pessoal de trabalho nas salas de aula (Windows)
  • E-mail, Office 365 e OneDrive
  • Rede sem fios eduroam (Wi-fi)
  • Impressão de documentos
  • Moodle (E-learning)

A palavra-passe pode ser recuperada neste endereço https://ciformularios.ubi.pt/RecuperaPass.aspx.

Nota: Quando a conta UBI é criada o número do cartão de Cidadão é utilizado como palavra-passe. Esta palavra-passe é temporária e deve ser alterada de imediato em https://ciformularios.ubi.pt/. Deve ser facultado um endereço de e-mail alternativo para recuperar o acesso à conta UBI, caso seja necessário.

A Área Pessoal é um espaço de armazenamento de 200MB nos servidores da UBI que podem ser usados para guardar dados e/ou publicar uma página pessoal. Paralelamente é disponibilizado 1TB de armazenamento na nuvem através do serviço OneDrive da Microsoft.

O acesso à área pessoal é feito através dos equipamentos existentes nas bibliotecas e salas de aulas. Em equipamentos pessoais ou fora da UBI, podem ser utilizados os protocolos ssh e sftp.

A conta UBI é pessoal e intransmissível, sendo responsável pelas consequências do uso indevido e pelos dados armazenados na Área Pessoal, devendo ter especial atenção ao material sujeito a Copyright. 

Para consultar o e-mail :

  1. Aceda através do Portal minha.ubi.pt ou diretamente através do endereço https://outlook.com/owa/ubi.pt 
  2. Use as suas credenciais da Conta UBI para entrar:
    User ID: email na UBI 
    Password: Password atual da UBI
  3. Complete o registo e verifique a sua conta. 

Pode configurar o acesso

Para utilizar o sistema de impressão disponibilizado pela UBI é necessário instalar software apropriado nos computadores pessoais ou, em alternativa, utilizar a impressão web, e ter saldo positivo na conta associada ao Cartão de Identificação Universitário. O cartão pode ser carregado num dos sete quiosques disponíveis no campus.

Tabela de preços:

Preços

 

Consulte os Manuais do Sistema de Impressão

 

 

O Cartão de Identificação Universitário é um serviço gratuito e diferenciado que permite reunir num só cartão várias funcionalidades, nomeadamente:

  • Identificação como membro da comunidade académica da UBI;
  • Aceder a serviços internos existentes (impressão e cópias, empréstimos nas bibliotecas, pagamento em bares e refeitórios);
  • Controlo de acesso a bibliotecas, salas, edifícios, parques de estacionamento e outros recintos restringidos ou equipamentos.

O cartão poderá demorar até duas semanas a ser emitido. Assim que esteja disponível para levantamento, no secretariado do departamento, é enviado um e-mail ao titular do cartão a avisar. 
Mais informações: http://ciu.ubi.pt/

Consulte na página do Cartão UBI as perguntas mais frequentes: http://ciu.ubi.pt/faqs.html

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.