3. Museu de Lanifícios e Faculdade de Engenharia comemoram aniversários

Museu de Lanifícios e Faculdade de Engenharia comemoram aniversários

•   23 de novembro de 2020

O projeto comemorativo conjunto assinala Centenário da Empresa Transformadora de Lãs, Lda. (1920-2020) e os 20 Anos da Faculdade de Engenharia (2000-2020).

Ficheiro com o nome: 20anosFE_CentenarioETL

O Museu de Lanifícios e a Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior iniciam no dia 24 de novembro a comemoração simultânea do centenário da inauguração da Empresa Transformadora de Lãs, Lda. e os 20 anos da Faculdade de Engenharia que, desde o ano 2000, está instalada no edifício desta antiga fábrica.

O diálogo simbólico entre os distintos tempos que compõem a história do edifício, o primeiro, ligado à indústria, o segundo, à universidade, é agora materializado num projeto comemorativo conjunto, onde as vozes que retratam a faculdade se cruzam com testemunhos materiais do acervo museológico proveniente da Empresa Transformadora de Lãs.

Nos próximos dias, serão publicadas, nas redes sociais do Museu de Lanifícios (Facebook e Instagram), entrevistas ao Reitor da UBI, ao presidente da Faculdade de Engenharia e aos presidentes de departamento, nas quais cada entrevistado se apresenta com o objeto da Empresa Transformadora de Lãs que, simbolicamente, lhe foi atribuído. Cada testemunho representará, por isso, um convite para melhor conhecer a Faculdade de Engenharia e a história da empresa, assim evocada pelos diferentes objetos do acervo museológico.

Nos dias 24 e 25 de novembro serão publicados, respetivamente, a fotografia e a entrevista ao Reitor,  António Fidalgo, que apresenta o “Livro de Atas”; nos dias 26 e 27 de novembro, as do presidente da Faculdade de Engenharia, Sílvio Mariano, com a fotografia do cortejo inaugural; 28 e 29 de novembro, as do presidente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, Fernando Diniz, com o desenho da fachada de Ernesto Korrodi; 30 de novembro e 1 de dezembro, as do presidente do Departamento de Engenharia Eletromecânica, António Espírito Santo, com o alicate de madeira do quadro elétrico; 2 e 3 de dezembro, as do presidente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, Rui Miguel, com o torsiómetro; 4 e 5 de dezembro, as do presidente do Departamento de Informática, Pedro Inácio, com uma máquina de cálculo; 6 e 7 de dezembro, as do presidente do Departamento de Ciências Aeroespaciais, Francisco Brojo, com amostras de lã dos recibos da empresa.

Data da última atualização: 2020-11-23