Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Faculdades
  3. Faculdade de Engenharia
  4. Departamento de Engenharia Eletromecânica

Departamento de Engenharia Eletromecânica

Contactos

Calçada Fonte do Lameiro
6201-001 Covilhã
275 242 055
1811

O Departamento de Engenharia Eletromecânica (DEM) é uma subunidade orgânica vocacionada para o ensino, investigação e prestação de serviços nas áreas científicas de Engenharia “Mecânica”, “Eletrotecnia e Eletrónica”, e “Instrumentação, Automação e Controlo” e integra-se na Faculdade de Engenharia (FE).

O DEM coordena o funcionamento dos cursos de 1º ciclo (Licenciatura) em Engenharia Eletromecânica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Design Industrial. Coordena o funcionamento dos cursos de 2º ciclo (Mestrado) em Engenharia Eletromecânica, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia e Gestão Industrial e Design Industrial Tecnológico. Coordena também o funcionamento dos cursos de 3º ciclo (Doutoramento) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial. O número total de estudantes matriculados nos 3 ciclos de estudo é superior a 470.

Os docentes do DEM também colaboram na lecionação de unidades curriculares de outros cursos como Engenharia Aeronáutica, Ciências Biomédicas, Bioengenharia, Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, etc.

O corpo docente, com elevado grau de especialização, é constituído por 27 docentes: 3 Professores Catedráticos, 5 Professores Associados (4 com Agregação), 19 Professores Auxiliares (não há assistentes) . As atividades de investigação são desenvolvidas em colaboração com um elevado número de empresas, com destaque para a recente parceria estratégica com a Portugal Telecom.

Os alunos, em especial os de pós-graduação, são regularmente envolvidos nas atividades de investigação colaborando em projetos e nos centros financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com destaque para:


O Departamento de Engenharia Eletromecânica ocupa o Edifício 1 da FE, quatro espaços laboratoriais e diversos gabinetes do Edifício 2 e também dispõe de espaços oficinais. Os laboratórios abrangem valências tão diversas como Eletrotecnia, Máquinas Elétricas e Eletrónica de Potência, Instrumentação e Aquisição de Dados, Telecomunicações, Automação e Controlo (incluindo planeamento e controlo de sistemas de energia eléctrica), CAD/CAM, Prototipagem e Design do Produto, Mecânica dos Materiais, Energética e Máquinas Térmicas, Termodinâmica e Transmissão de Calor, Hidrodinâmica, Mecânica dos Fluidos e Máquinas Hidráulicas, Sistemas Mecânicos, cobrindo assim as áreas científicas principais dos cursos coordenadas pelo Departamento.

O DEM promove regularmente a divulgação científica e tecnológica através da organização de Seminários e Conferências sobre temas relacionados com as áreas dos cursos coordenados pelo Departamento, onde participam os docentes, alunos e especialistas nacionais e estrangeiros.

O DEM apoia e estimula as actividades culturais e lúdicas desenvolvidas pelos docentes, investigadores, colaboradores e os Núcleos de Estudantes de Engenharia Electromecânica, NEUBI (www.neubi.pt); Design Industrial, NEDI; e Engenharia Electrotécnica e de Computadores, ELECTRUBI, nomeadamente na realização de visitas de estudo e cursos de curta duração.

 

Presidência

Fernando Manuel Bigares Charrua Santos
Presidente do Departamento de Electromecânica

Docentes e Investigadores

Sem Fotografia
Carlos Manuel Pereira Cabrita
Professor/a Catedrático/a
Paulo Jorge dos Santos Pimentel de Oliveira
Professor/a Catedrático/a
António João Marques Cardoso
Professor/a Catedrático/a
Anna Guerman
Professor/a Associado/a
Silvio José Pinto Simões Mariano
Professor/a Associado/a