Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Pessoas
  3. Fernando José da Silva Velez

Fernando José da Silva Velez

Professor/a Auxiliar

Sector — Cargos/Funções

IT-UBI | Instituto de Telecomunicações Coordenador/a

Departamento de Engenharia Eletromecânica Docente do Departamento de Electromecânica

Mais Info

Curriculum Vitae

Fernando J. Velez (M’93–SM’05) nasceu em Benguela (Angola), a 27 de Fevereiro de 1970. Obteve o Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico em 2001. Actualmente é Professor Auxiliar, na área de Electrotecnia e Telecomunicações, no Departamento de Engenharia Electromecânica (DEM) da Universidade da Beira Interior (UBI). É também investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), foi Bolseiro de Investigação Marie Curie IEF no King’s College London em 2008/09 (OPTIMOBILE IEF) e Bolseiro Marie Curie ERG na Universidade da Beira Interior de 2011 a 2013 (PLANOPTI ERG).

Foi um dos impulsionadores do processo de criação e instalação do IT-Laboratório da Covilhã em 2002 (IT-Delegação da Covilhã desde 2008), tendo sido um dos mentores da preparação e execução do projecto de reequipamento científico REEQ/1201/EEI/2005, aprovado pela FCT, que permitiu a instalação de meios laboratoriais de natureza experimental e computacional no IT-Covilhã, nomeadamente no Laboratório de Telecomunicações, localizado no DEM/UBI, e no Laboratório de Redes e Multimédia, localizado no Departamento de Informática/UBI.

Fez ou faz parte das equipas dos projectos Europeus RACE/MBS, ACTS/SAMBA, COST 259, COST 273, COST 290, IST-SEACORN, IST-UNITE, COST 2100, COST IC0905 “TERRA”, COST IC0902 e COST IC1004. Foi ou é coordenador de seis projectos Portugueses: SAMURAI, MULTIPLAN, CROSSNET, MobileMAN, OPPORTUNISTIC-CR e PROENERGY-WSN. Também participa ou participou nos projectos SEMENTE, SMART-CLOTHING, UBIQUIMESH, NEUF (LTE-Advanced Enhancements using Femtocells) e CReATION (um projecto em linhas de excelência da FCT). É o coordenador do WG2 (sobre “Cognitive Radio/Software De?ned Radio Coexistence Studies”) do COST IC0905 “TERRA”. É autor de dois livros: WiMAX Networks: Techno-Economic Vision and Chalenges e Curso de Electrónica Industrial. É autor de 115 artigos e comunicações em revistas e conferências internacionais, mais 29 em conferências nacionais e 13 capítulos de livro, é um membro sénior do IEEE e da Ordem dos Engenheiros (especialista em Telecomunicações), e é membro do IET.

Em 2011, foi vice-coordenador do TPC para a Wireless Networks track na VTC 2011-Spring - 2011 IEEE 73rd Vehicular Technology Conference, realizada em Maio, em Budapeste, Hungria. É membro do editorial board do IJEHMC - International Journal of E-Health and Medical Communications, desde Fevereiro de 2009 e do Journal of Green Engineering, da River Publishers, desde 2010. Em 2011/12, Foi o co-guest editor do Journal of Green Engineering, Special Issue on “Cognitive Radio and the Application to Green Communications: Technical, Economic, and Regulatory Viewpoints”. Fernando Velez também é o editor-in-chief do Journal of Ambient Wireless Communications and Smart Environments, desde 2013.

O Prof. Velez é o coordenador do IEEE VTS Portugal Chapter desde 2006, coordenador dos VTS Region 8 (Europa e África) Chapters desde 2010, membro da comissão de coordenação da especialização em Telecomunicações da Ordem dos Engenheiros (OE) desde 2007 e coordenador adjunto dessa mesma Comissão da OE desde 2013. Orientou ou está a orientar cerca de vinte projectos finais de licenciatura, dois Mestrados pré-Bolonha, treze dissertações de Mestrado de 2.º ciclo, dezenas de bolseiros e nove alunos de doutoramento.

Recebeu duas vezes (1996 e 1997) o Prémio Inovação Jovem Engenheiro pela Ordem dos Engenheiros (EUREL), em 1996 com o trabalho "Planeamento Microcelular e Determinação da Capacidade em Sistemas de Comunicações Móveis em Ambiente Urbano na Banda da Ondas Milimétricas" e em 1997 com o trabalho "Critérios de Optimização para Sistema de Comunicações Móveis Celulares nas Bandas de 40 e 60 GHz". Também foi premiado no concurso COMUNICAÇÕES 96, promovido pelo Instituto de Comunicações de Portugal, com a dissertação de Mestrado "Uma Ferramenta Interactiva de Planeamento Microcelular para Comunicações Móveis em Ambiente Urbano na Banda das Ondas Milimétricas". Recebeu o Best Paper Prize na 3G 2004 - 5th IEE International Conference on 3G Mobile Communication Technologies, em Londres, Reino Unido, e os seus alunos têm também recebido diversos prémios ou menções honrosas para o melhor artigo em Conferências Internacionais.

As suas áreas principais de investigação são ferramentas celulares do planeamento, tráfego da mobilidade, simulação de redes móveis e sem fios, optimização inter-camada, interoperabilidade, partilha, coexistência e agregação de espectro, tráfego do multi-serviço e optimização custo/proveito de sistemas de comunicação móveis avançados.

Contactos

fjvðubi÷pt
275329919
275329953, 3919
3953

Data da última atualização: 2017-11-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.