Ano:
Objetivos Gerais
|
O ciclo não tem parte curricular formal sendo composto por uma única unidade de Tese em Engenharia e Gestão Industrial, que se divide pelos 3 anos para concessão do grau, com 60 ECTS anuais. O grau é concedido a quem tenha obtido 180 ECTS durante a realização da tese e seja aprovado em prova pública final, defronte de um júri especialmente formado para o efeito. Os objetivos gerais do ciclo são: (a) Investigação numa (ou mais) áreas da Engenharia e Gestão Industrial, nomeadamente, i) Gestão das Operações, ii) Energia e Sustentabilidade, iii) Métodos Quantitativos de Apoio à Decisão, iv) Engenharia de Processos, e v) Inovação e Desenvolvimentos de Novos Produtos, sob orientação/coorientação de um professor do Departamento; (b) realização de um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações com comité de seleção. |
Competências
|
No final do curso o estudante é capaz de realizar investigação num tema da Engenharia e Gestão Industrial, de cariz teórico, experimental ou numérico, de forma autónoma. Fica habilitado a apresentar oralmente o resultado da sua investigação a públicos variados, em conferências e congressos científicos, ou em seminários e sessões para público especializado. Fica habilitado a expor por escrito o resultado da sua investigação em artigos científicos que são submetidos para publicação em revistas da especialidade. As competências gerais abrangem, num domínio científico integrado na área da Engenharia e Gestão Industrial: a) Capacidade de compreensão sistemática; b) Competências, aptidões e métodos de investigação associados; c) Capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas; d) Ter realizado um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações com comité de selecção; e) Ser capaz de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas; f) Ser capaz de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral nessa área; g) Ser capaz de, numa sociedade baseada no conhecimento, promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.
|
Saídas Profissionais
|
Gestão empresarial. Gestão da produção. Docência universitária. Investigação. Instituições de I&D. |
Infraestruturas
|
Laboratórios no Departamento de Engenharia Electromecânica: Lab. de Instrumentação e Medida, Lab. de Automação e Robótica, Lab. de Mecânica e Sistemas Mecânicos, Lab. Mecânica dos Fluidos, Turbomáquinas e Hidrodinâmica, Lab. de Electrotecnia, Lab. de Termodinâmica e Transmissão de Calor, Lab. de Energética e Máquinas Térmicas, Lab. de Materiais, Lab. de Mecânica dos Materiais e Tecnologia Mecânica, Lab. de Dinâmica dos Fluidos Computacional, Lab. de Projecto e CAD. Biblioteca Central: informatizada, com mais de 80000 livros, com horário alargado e centenas de postos de trabalho informático. Centro de Informática (com acesso a wireless, e-conteudos, serviços académicos, comunicação internacionais, helpdesk, e-mail, página pessoal, entre outros). Serviços Sociais Universitários (Cantinas, Bares e Residências com mais de 800 camas).
|